Você tem uma visão e uma ‘memória correta’ da vida?

Caminho de Oito Aspectos está embaixo de nossos pés

O cotidiano de cada um de nós é constituído por inúmeras e diferenciadas situações ou circunstâncias, programadas ou não, desejadas ou não, e, muitas vezes, inusitadas.  

Continua após publicidade

Quando iniciamos um novo ano, providenciamos uma agenda, ou em papel ou por celular, e passamos a organizar as principais atividades.

Assegurar o futuro, planejar, prever e seguir em frente!

Investir em projetos, sonhos, desafios, pacotes de viagem, aquisições, avaliar relacionamentos.

E que tal o Caminho de Oito Aspectos nessa agenda?

Continua após publicidade

1. Visão, memória correta

2. Pensamento correto

3. Fala correta

Continua após publicidade

4. Ação correta

5. Meio de vida correto

6. Esforço correto

7. Atenção correta (mindfulness)

8. Concentração correta – meditação

Como compreender a vida

Iniciemos com a Visão correta, também compreendida por memória correta ou até ponto de vista correto.

Compreender a vida assim como ela é.  Nada é fixo. Tudo está em constante transformação

A vida é impermanência, inclusive o conceito de um “eu”.

A partir dessa perspectiva e por meio da observação dessa realidade, o cotidiano passará a ter outro sentido. Essa questão deve estar em nossa mente e, sempre ser lembrada, orientando a forma como conduzimos a nossa vida e os nossos pontos de vista. Memória correta é lembrar-se dessa realidade.

A partir desse pressuposto da transitoriedade de tudo o que existe, portanto, onde nada é fixo, mesmo a noção de um eu, passaremos a pensar de forma diferente, passaremos a pensar de forma aberta, ponderada, flexível, pois o imponderável está presente, mesmo que tenhamos valores pré-definidos. Até esses valores se transformarão.

A tendência é nos cercarmos de certezas e assim controlar a realidade e bem como os outros. Mas, não é assim a realidade, por isso sofremos.

Memória correta 

Memória correta da realidade nos levará a pensamentos corretos, isto é, pensamentos que se moldarão à perspectiva da transitoriedade.

Exemplo os relacionamentos afetivos. Nossas relações amorosas surgem de afinidades, atrações, convivência, compartilhamento de interesses. No começo há um start da paixão, da atração, o que é maravilhoso. O tempo vai passando, onde as duas pessoas, bem como tudo ao redor estão em movimento e transformação. Muitas vezes surgem as inseguranças e nessas inseguranças outros tantos sentimentos. Se o casal não tiver claro que se trata de um processo natural da realidade e passarem a fluir nessas circunstâncias e a aprender diante das mudanças, começarão a sofrer, buscando segurar as ideias e sensações obtidas no passado, ou a visualizar o futuro incerto. Tornar fixo situações que já se transformaram. Esses desajustes de visão de realidade não favorecem o crescimento, ao contrário, são até motivações de violência, em casos mais extremos.

Ter em mente a dinâmica incessante da realidade de todas as coisas e pensar segundo essa a realidade é muito importante, afastando as sensações de medo e insatisfações.

Memória correta e pensamento correto, naturalmente mobilizarão as nossas falas, palavras que é o terceiro aspecto: Fala Correta

Vamos deixar para o próximo texto, mas observe esse movimento em sua vida, nas situações mais simples. Compartilhe comigo, escreva.