Treinar com amigos realmente estimula a prática de exercícios físicos?

por Milena Liste
 
Estudo divulgado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo revela que a companhia de amigos durante a realização de exercícios ajuda a reduzir o estresse, ao mesmo tempo em que a interação social serve de apoio aos praticantes. Na prática, as conclusões do estudo também podem ser sentidas em redes de academia espalhadas Brasil afora.

Praticar exercícios físicos com regularidade requer consciência pessoal, vontade, estímulo e disciplina.

Continua após publicidade

Yoga, exercícios aeróbicos de intensidade moderada, hidroginástica são atividades que reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca em repouso, tornam melhores os índices séricos (sanguíneo) como glicose e diminuem o colesterol "ruim"- os que entopem as paredes das veias e aumentam o colesterol "bom" – os que limpam as paredes das veias, controlam o peso corporal e deixam a pessoa mais ativa e disposta.

Hoje, sabe se que a prática regular de atividades físicas e exercícios de intensidade moderada trazem benefícios físicos, mentais e sociais. Porém, para se engajar num programa regular, para "vencer" aquela preguiça, ou a falta de tempo, a prática com amigos ou em determinado grupo de modalidade, o praticante facilita a assiduidade e comprometimento.

Ginástica laboral  

Na ginástica laboral, isto é, a prática de alongamentos, exercícios de curta duração em grupo durante a jornada de trabalho, comprovadamente nota-se: redução de estresse e de lesões associadas ao trabalho.

Continua após publicidade

Apesar de o praticante ser "obrigado" a realizar em grupo, a socialização, a melhora de autoestima e comprometimento são observados na ginástica laboral.

Agora, quando o praticante de qualquer idade, gênero, nível sociocultural, se engaja numa atividade em grupo, objetivos em comum, o lado recreativo, a socialização em pertencer e ser querido fazem diferença para a adesão, regularidade, comprometimento, presença constante e esforço em vencer os obstáculos na nova prática de exercícios.

Vários grupos se formam hoje em dia, onde além da prática, propriamente dita da modalidade, ocorrem as viagens de turismo, por exemplo: meditar na Índia, ou algum contato com a natureza; correr determinada corrida de rua com a turma em certa cidade ou data especial, como a São Silvestre ou ainda, sair com os amigos após a aula de ginástica de academia.

Continua após publicidade

Então, o que você está esperando?