DESTAQUES

Meu filho fica isolado no quarto e não namora. O que fazer?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Autoisolamento pode ser um sintoma de depressão

por Blenda de Oliveira

"Meu filho tem 19 anos e não tem namorada, não sai de casa, não tem amigos, não quer saber de estudar, passa o dia todo trancado em seu quarto no computador ou assistindo a seriados. Não sei mais o que fazer, pois falar e brigar não adianta, só piora."

Resposta: Pelo que me relata, seu filho pode estar passando por algo que precisa ser cuidado psicoterapeuticamente.

De imediato, pode tentar ver o que ele gosta de fazer e oferecer ir junto com ele.

Outra possibilidade é perguntar-lhe o que faz no computador e pedir para que ele descreva que tipo de jogos o entretém. Quem sabe não pode conhecer melhor o que ele faz na internet?

Há a hipótese de que ele mantenha contato virtual com outras pessoas, já que não tem amigos e vive muito isolado.

Pode ser até que haja algum quadro de depressão ou outros diagnósticos.

Talvez você não consiga ajudá-lo diretamente, por isso sugiro que busque um profissional para receber as orientações de como lidar com ele e com você neste momento.

Sabendo melhor o que está acontecendo, poderá ajudá-lo melhor.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você se sente seguro (a) andando pelas ruas do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.