Esforço físico intenso, porém rápido, libera endorfinas?

por Simone Sarti

"Faço uma caminhada de 40 minutos. Mas descobri um pequeno trecho superíngreme que corta caminho; é quase que uma miniescalada. Após terminá-lo fico ofegante e aos o poucos minha respiração volta a normal e vem aquela maravilhosa sensação de bem-estar… Isto seria liberação de endorfinas? Será que uma miniescalada aliada à caminhada traria tudo isso?"

Continua após publicidade

Resposta: A literatura sobre exercício e endorfinas ainda encontra-se incompleta, o que nos impede de afirmar sobre o efeito das mesmas relacionado à atividade física.

Alguns pesquisadores dizem que durante o exercício há aumento de endorfina no sangue, porém ela não passaria para o cérebro e a sensação prazerosa só viria se a endorfina aumentasse também no sistema nervoso central. De qualquer forma, a liberação só aconteceria em atividades vigorosas, de longa duração e só depois de um determinado tempo (mais de 40 minutos) é que ela atingiria um nível perceptível quando se iniciaria então a sensação de bem-estar.

Provavelmente sua sensação está mais ligada à sensação de completar um desafio, de “missão cumprida” e inegavelmente a uma maior disposição e bem-estar que o exercício físico proporciona.

Porém, o conselho é que você continue aliando sua caminhada a esse trecho íngreme, pois isso aumenta a intensidade do exercício, além de exigir mais da musculatura das pernas e glúteos, causando uma boa adaptação de força e resistência. Você pode então, com o tempo,quando já estiver bem adaptado a essa situação, percorrer o trecho íngreme (o que equivaleria a uma escadaria também), mais de uma vez durante o tempo total de caminhada. Além dos ganhos de força em membros inferiores, também ocorrerá um aumento da condição cardiorrespiratória.

Continua após publicidade