Quais sinais indicam que uma traição pode ocorrer?

Os fatores motivadores de uma traição podem ser tantos. Assim, cada caso é um evento único. A traição pode ser motivada por questões relacionais, pessoais, sexuais, circunstanciais…

A incidência da traição em um relacionamento, estável ou não, tem sido crescente em nossa sociedade e parece estar ficando normal. Mas a infidelidade gera sentimentos destrutivos, podendo levar a relação a uma situação extremamente crítica.

Mais do que detectar sinais de traição, o importante seria entender o que acontece quando o traidor comete tal agressão a si mesmo e ao relacionamento. A pessoa que comete a traição pode sofrer imensamente, gerando uma condição bastante desfavorável para uma reflexão sobre tudo que esteja acontecendo, e suas consequências, dificultando soluções para a situação.

Os fatores motivadores de uma traição podem ser tantos. Assim, cada caso é um evento único. Afinal, a traição pode ser motivada por questões relacionais, pessoais, sexuais, circunstanciais…

Vamos nos ater às questões relacionais. Ou seja, a possibilidade de a traição acontecer…

Continua após publicidade

Quais sinais na relação indicam que uma traição pode ocorrer?

  1. Dificuldade na comunicação entre o par, sem fluência ou consenso, pode revelar falta de entendimento e resolução de situações cotidianas.
  2. Distanciamento físico ou falta de carinho e afeto podem revelar mágoa ou ressentimento entre ambos.
  3. Falta de paciência e tolerância é um caminho aberto à agressividade, desentendimentos e brigas.
  4. Mudança na vida sexual com desinteresse de um pelo outro gera frustração.
  5. Falta de tempo ou de disposição motivadora para a convivência conjugal pode indicar dificuldade de enfrentar algum problema ou insatisfação no relacionamento.

Embora os comportamentos descritos acima apontem que uma traição possa acontecer, eles revelam, na realidade, dificuldades no relacionamento que, se não forem resolvidas, podem, por vezes, despertar a curiosidade por outras pessoas. Esses comportamentos, obviamente, estão presentes também quando a traição já está ocorrendo.

É importante entender que a infidelidade traz efeitos, talvez, irreparáveis. Portanto, cuide sempre para que não se chegue neste ponto. E lembre-se, a traição é sempre uma escolha.

Caso seja possível, resolva o que for preciso para fluir numa relação saudável. Ame e seja feliz!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br