Má higienização da gengiva pode causar perda de dentes e problemas cardiovasculares

Boca saudável, dentes brancos e bonitos é o sonho de todas as pessoas, afinal a boca é tida como o cartão de visita de cada um. Porém, a maioria das pessoas não dá devida atenção à gengiva, cujos problemas originados nela são as principais causas para a perda dos dentes na fase adulta. Além disso, as periodontites podem trazer graves consequências a todo o organismo, inclusive, problemas cardiovasculares.

A má higienização dos dentes e da gengiva resulta no acúmulo de placa bacteriana, que "entram" dentro do tecido que sustenta os dentes causando a inflamação, conhecida como gengivite. "As placas bacterianas são o começo de todos os problemas periodontais. A gengivite é apenas a primeira fase e não traz comprometimento para a parte óssea", explica Dr. Sidnei Goldmann, cirurgião dentista, especialista em implantodontia e clareamento.

Continua após publicidade

Porém, segundo ele, a inflamação na gengiva, quando não tratada no inicio evoluí causando a retração da gengiva e reabsorção óssea, o que resulta na mobilidade dental, e mais tarde leva a perda do dente. "Segundo o Ministério da Saúde, hoje 66% da população adulta sofrem com a falta de pelo menos um dente, causada principalmente por problemas iniciados na gengiva", conta Goldmann.

Além da perda de dentes, a má higienização oral pode trazer sérios problemas a outros órgãos do corpo. Segundo Goldmann, as bactérias geradas pelo acúmulo de placa bacteriana, chegam ao estomago através da saliva, a partir daí a bactéria tem capacidade de se espalhar na corrente sanguínea, atingindo o coração, rins, pulmões e intestinos, podendo causar infartos e inclusive derrames. Segundo um estudo apresentado no Europerio que aconteceu em Berlin, Alemanha, 80% dos pacientes que apresentam doenças do coração possuem também problemas periodontais.

No entanto, identificar problemas na gengiva não é a tarefa mais fácil. Ao contrário do que muitos pensam o sangramento da gengiva durante a escovação e o uso do fio dental não é normal. "Problemas periodontais normalmente não causam dor, apenas um desconforto na região atingida, e por esse motivo, a maioria das pessoas não procuram o especialista.

Sintomas de inflamação na gengiva

Continua após publicidade

Os principais sintomas de inflamação no tecido gengival são: sangramento, inchaço, mau hálito, supuração (presença de pus). Quando mais sérios, causam a mobilidade do dente e dificuldade de mastigação. O dentista afirma que as precauções para evitar a gengivite e problemas periodontais são simples: "Basta uma boa higienização bucal com o uso de fio dental e escova com cerdas macias ou extramacias, que massageiem também a gengiva, além de visitas regulares ao dentista. Manter uma boa higiene bucal é importante inclusive para manter uma boa saúde do corpo", conclui Goldmann.