Gripes e resfriados são responsáveis por 20% das dores dos brasileiros, indica estudo

Da Redação

A chegada do inverno facilita a proliferação de vírus e a transmissão de doenças como gripes e resfriados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as epidemias anuais de gripe contaminam de 5% a 15% da população mundial e são responsáveis por cerca de 250 mil a 500 mil mortes por ano. Uma pesquisa realizada por Ipsos Insight com o objetivo de entender os hábitos e atitudes dos brasileiros diante da dor física revelou que 20% das dores sentidas foram provenientes de gripes e resfriados. O levantamento, realizado no início do ano, contemplou 800 pessoas das classes A, B e C, com idades entre 18 e 65 anos, das cidades de Porto Alegre, Recife e São Paulo.

Continua após publicidade

De acordo com o estudo, 38% das dores de cabeça relatadas foram causadas por gripes e resfriados. Além disso, as infecções foram responsáveis por 10% das dores nas costas, 23% das dores no corpo, 17% das dores de garganta e 16% das febres.  

Gripes e resfriados

As gripes são provocadas pelo vírus Influenza e têm início abrupto. Os principais sintomas são a febre alta, tosse e dor de cabeça que podem durar vários dias evoluindo com outras complicações graves, como pneumonia, por exemplo. Já os resfriados podem ser causados por diversos vírus, mas os sintomas são mais brandos e de recuperação mais rápida. Além de tosse, dor de cabeça e febre, são marcados por sintomas característicos do comprometimento das vias aéreas superiores como irritação na garganta, coriza e obstrução nasal.

Entre os consultados que sentiram dores de gripe, 20% relataram dores de cabeça que chegaram a impedir a realização de atividades. A intensidade das dores, em geral, tende a ser moderada, mas quase a totalidade da amostra afirmou tomar algum medicamento por contra própria para amenizar os sintomas.

Continua após publicidade

Evitar o contágio é difícil, mas algumas práticas como manter o ambiente arejado, evitar locais com exposição ao ar-condicionado por muito tempo e evitar locais fechados com grande acumulo de pessoas, podem prevenir o contágio. Os especialistas recomendam, ainda, o consumo preventivo de vitamina C para fortalecer o sistema de defesa do organismo e o uso de analgésicos para combater os sintomas.

Diferenças entre gripes e resfriados:

Gripe

Continua após publicidade

Duração

Vários dias

Início

Abrupto

Principais sintomas

Febre alta, tosse e dor de cabeça e muscular que podem durar vários dias

Ocorrência

Mais comum no inverno

Resfriados

Duração

Poucos dias

Início

Gradual

Principais sintomas

Tosse, irritação na garganta, dor de cabeça obstrução nasal e coriza

Ocorrência

Durante todo o ano