Prós e contras da maquiagem definitiva

por Sonia Corazza

A maquiagem definitiva é um procedimento que requer atenção e muito cuidado para se adotar. Vamos conversar sobre a técnica e saber se vale ou não a pena entrar nessa.

Continua após publicidade

O que é?

Trata-se de uma tatuagem, portanto tem efeito definitivo, além de ser um processo invasivo para a pele. Como sempre digo, pele é órgão de defesa do nosso organismo, invadi-la requer consciência total do que se está fazendo, com quem e por quê.

Crucial escolher um profissional habilitado em estética, com formação em alguma instituição conceituado, como o Senac por exemplo.

Importante igualmente verificar as condições de higiene da clínica o consultório e fazer uma investigação do grau de satisfação dos clientes anteriores.

Continua após publicidade

Como é feita?

A técnica de deposição profunda na derma (pele) trabalha com pigmentos inorgânicos, como o óxido de ferro preto, vermelho e amarelo, combinados para se chegar na melhor tonalidade para cada pessoa. O profissional vai preenchendo espaços com os pigmentos, tatuando imperfeições, desenhando sobrancelhas, realçando contorno dos olhos.

Certifique-se que a clínica trabalha com pigmentos certificados para uso intradérmico. Verifique se os ingredientes estão armazenados em local adequado, limpo e seco, livre da ação externa do vento, sol e poeira. Olha também a data de validade dos pigmentos e se as agulhas são descartáveis ou esterilizadas.

Continua após publicidade

Em que área pode ser aplicada?

Basicamente sobrancelhas e contorno de olhos são as regiões mais solicitadas para a maquiagem definitiva, porém outras partes do rosto e corpo podem receber o tratamento, desde que livres de ferimentos ou erupções cutâneas.

Como se comporta com a ação do tempo?

O óxido de ferro e outros pigmentos inorgânicos escuros tendem a adotar um tom azulado, com o passar do tempo. Para não ficar com uma aparência artificial seria ideal fazer um teste da cor final numa outra área do corpo, cuja pele tenha a cor parecida onde você deseja pigmentar. Aguarde pelo menos três meses e então poderá ter garantia do resultado final para a sua pele.

Lembre-se que é uma tatuagem, quase definitiva, portanto pense bem se o que deseja dissimular exige mesmo uma prática tão agressiva.

Para os casos de reconstrução estética de sobrancelhas, faça um teste com lápis de maquiagem antes para saber se está feliz com o que vai ficar impregnado na sua pele.

Depois é adotar o filtro solar como cobertura diária na área maquiada e proteger a pele da desidratação.