Por que o pessimismo faz mal à saúde

por Nuno Cobra

O pessimismo, o derrotismo, o mau humor servem como termômetros para medir o nível de saúde.

Continua após publicidade

Quando você perceber que está mau humorado ou irritado, verifique como anda a sua vida. Perceba se está dormindo o suficiente, se a alimentação está adequada, se você se movimenta, e se relaxa.

Esses sentimentos negativos são inimigos da saúde, sendo ao mesmo tempo, um primeiro alerta sobre o seu estado. A pessoa derrotada, pessimista, mau humorada e magoada fabrica inconscientemente elementos maléficos à sua saúde. Esses estados de negação da vida, se forem contínuos, certamente, ao longo tempo, irão destruir o perfeito equilíbrio do organismo.

A doença não existe. Ela é fruto das situações que contrariam a vida, na raiz de sua essência. Porque a vida é para ser alegre, bem humorada e tranqüila.

Se você esta no início de um quadro desse tipo, avalie imediatamente como está a sua vida. Quando se der conta de que está com muito mágoa, raiva exagerada, mau humor, ou irritação, corte imediatamente este ciclo vicioso: estar doente porque está de mau humor e estar de mau humor porque está doente.

Continua após publicidade

Quatro dicas para combater o pessimismo

A primeira sugestão: verifique o quanto está dormindo e como está dormindo. Esses estados normalmente ocorrem por uma defasagem orgânica provocada por um mau sono.

Passe a colocar mais movimento na sua vida, pois o estado de inércia e sedentarismo impede a fabricação dos estimulantes hormonais necessários para uma vida com mais entusiasmo.

Continua após publicidade

Cuide um pouco mais da sua alimentação, se nutrindo mais e comendo menos.

Passe a ter durante o dia, ou no fim da tarde, um momento de relaxamento e de respiração lenta e profunda.

Movimente-se. O movimento gera vida. Pratique um esporte, caminhe, corra. Apenas é necessário que está atividade seja sistemática e, acima de tudo, agradável. Através do esporte, promove-se a liberação desses preciosos hormônios, que proporcionam entusiasmo e encanto pela vida. Tudo em nós é química, temos que fabricar uma base química para termos uma melhor qualidade de vida.

Acredito mesmo que fica impossível você ficar triste, mau humorado e irritado com o seu organismo em equilíbrio.