Por que dar uma pausa nas atividades do dia a dia gera culpa?

Ficamos a maior parte do tempo, na pressão, ou opressão, com “a faca na jugular”, mas entenda que dar uma pausa pode ser uma atitude muito poderosa para o crescimento do seu Ser

Já parou para se perguntar por que a pausa e o silêncio são importantes na nossa vida?

Continua após publicidade

Já se perguntou do que verdadeiramente precisamos para sermos felizes?

Por que dar uma pausa nas atividades do dia a dia gera culpa?

Temos a dificuldade de pausar porque parar nos gera culpa. Isso se deve ao fato de vivermos numa sociedade que nos hiperestimula a estarmos sempre produzindo algo, a estarmos sempre ocupados e proativos. Fomos condicionados e acostumados a isso e começamos a não saber mais parar. Não sabemos mais pausar por instantes.

Vou lhe dar um conselho: a vida requer pausas. Sua saúde mental pede isso.

Com todo esse processo acelerado que vivemos, costumamos estar em todos os lugares, menos em nós mesmos. Costumo dizer que estamos em vários lugares ao mesmo tempo, menos onde estamos de verdade.

Continua após publicidade

Posso dar um exemplo: assistimos a um filme ou a uma série e, ao mesmo tempo, deveríamos estar concentrados nisso, pois escolhemos estar ali. Porém não estamos, porque pegamos o celular e vamos responder ao WhatsApp ou olhamos qualquer outra coisa que nos tire de onde estamos. Assim, a vida segue… estando ali sem estarmos de verdade.

Devemos viver e contemplar mais os momentos reais e valorizar menos os registros virtuais. Devemos voltar a treinar o nosso cérebro a gravar os momentos vividos na alma. Desse modo, podemos viver de forma mais congruente com o que sentimos, como antigamente, onde todo registro de afeto verdadeiro não precisava de exposição. Havia apenas lembranças no coração.
Busque conhecer-se. Busque a sua essência. Busque o autocuidado e o autoconhecimento. Permita-se viver todo esse processo e percorrer esse caminho, pois isso significa aprender a pausar. Isto é dar valor às pausas que a vida lhe pede.

Costumo brincar com os meus pacientes explicando que a vida pode ser como um grande filme e nós temos o controle remoto nas mãos. Assim, por que não apertamos o botão de “pausa” e permitimos nos silenciar um pouco?

Continua após publicidade

Aperte hoje esse botão na sua vida e deixe a pausa fazer parte do seu equilíbrio emocional. Permita que ela lhe ensine a descobrir o que verdadeiramente você precisa para ser feliz.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online