Faxina da pele para o verão: o passo-a-passo de cada truque

por Sonia Corazza

Cuidar da pele é um ritual de prazer e saúde, que precisa ser realizado diariamente para apresentar resultados. A higiene é a etapa básica de cuidado com a pele. Elimina impurezas vindas do ambiente, células mortas e resíduos de maquiagem, deixando a pele livre para receber os benefícios da tonificação.A esfoliação é um complemento periódico da limpeza.

Continua após publicidade

Limpar a pele é uma missão que deve ser feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com os movimentos corretos: partindo do centro para os lados do rosto, aplique o produto específico para sua pele e realize movimentos circulares ascendentes para o rosto e descendentes para o pescoço, evitando a área dos olhos.

Qual é a finalidade da esfoliação?

Já a finalidade da esfoliação é remover impurezas persistentes, células mortas já agrupadas em amontoados e o excesso de oleosidade da pele, contribuindo para clarear manchas, remover comedões e corrigir cicatrizes da acne. As peles mistas e oleosas podem receber aplicações de esfoliante duas vezes na semana, as peles normais uma só e as peles secas somente a cada 15 dias.

Depois de limpar, tonificar sempre!

Continua após publicidade

Por incrível que pareça a etapa mais importante para controlar a oleosidade da pele é a tonificação, que a maior parte das brasileiras deixa de realizar, que pena! Nesse momento acontece a restauração do pH fisiológico, que é o natural da pele, reduzindo as secreções sebáceas e mantendo os poros limpos, para receber os benefícios do hidratante.

Aplique de manhã e à noite após a limpeza, umedecendo um algodão e fazendo uma leve pressão sobre a pele, com movimentos ascendentes para o rosto e descendentes para o pescoço

Quanto à presença de álcool na formulação dos tônicos, de fato ele é nocivo, pois desidrata a pele, roubando a água superficial. Outras atitudes caseiras ruins, como a aplicação de dentifrícios em espinhas, também são hábitos ruins. A pasta de dente contém surfactantes, detergentes, em sua formulação, que podem irritar ainda mais a pele acometida pela acne no grau II, onde ocorre a formação de espinhas. O correto é usar produtos de ação antiinflamatória e anti-séptica local, especificamente formulados para este fim.

Continua após publicidade

Equilíbrio das máscaras

É importante cuidar periodicamente da pele fazendo uma esfoliação e aplicando uma máscara em seguida, que vai ajudar na limpeza mais profunda, no controle da oleosidade e até na homogeneização da cor.

Para começar é importante atentar para os seguintes detalhes, caso queira adotar as receitas caseiras:

Todos os ingredientes que você vai escolher devem ser frescos e perfeitos, mantidos à temperatura ambiente, a não ser que a receita exija uma condição diferente.

Faça a quantidade indicada na receita, suficiente para uma ou duas aplicações, mantenha o restante na geladeira num pote plástico ou de vidro bem fechado, por 3 dias, no máximo.

Os ingredientes podem ser encontrados em farmácias homeopáticas e lojas especializadas.

Todas as receitas foram testadas e não contém ingredientes danosos, mas se você tem sensibilidade alimentar ou a cosméticos, faça um teste no antebraço e aguarde 24 horas antes de aplicar a fórmula.

O primeiro passo, antes de aplicar as máscaras, será fazer uma esfoliação para remover as impurezas, veja uma boa receita:

Esfoliante natural

½ colher (sopa) de aveia em flocos finos (aveia é aporte de aminoácidos que vão acalmar a pele durante o processo de limpeza, evitando que fique irritada)

¼ de xícara (chá) de chá de camomila frio, a camomila é aporte de azuleno e alfa bisabolol agentes antiinflamatórios e calmantes

Misture os ingredientes e aplique na pele, fazendo massagens circulares, suavemente. Enxágüe com água fria e seque delicadamente.

Máscara natural

½ xícara de arroz branco lavado (contém gama orizanol, que ajuda a clarear a pele)

½ xícara de água mineral (veículo)

1 pacote de gelatina vegetal sem sabor (é o ingrediente doador de viscosidade e protéico da fórmula)

1 colher de sopa de aveia em pó (é aporte de amino-ácidos que vão acalmar a pele)

1 colher (chá) de álcool de cereais(age como antiséptico e catalizador da gelificação)

Deixar o arroz de molho na água por 12 horas. Passar num tecido fino e recolher o líquido, onde será umedecida a gelatina. Adicionar a aveia e o álcool e misturar bem.Aplicar na pele limpa, numa camada espessa e homogênea. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Deixar agir por 30 minutos e remover com água fria. Repetir a aplicação cada semana.

Boa limpeza de primavera!