Miniguia de reeducação alimentar para emagrecimento saudável

Da Redação

Hoje, a vaidade e a busca pelo corpo perfeito é uma constante no dia-a-dia de muitas pessoas. No entanto, a “amiga” do peso em excesso é a má alimentação. A falta de tempo para comer, o estresse, a invasão dos fast-foods são inimigos da alimentação saudável. Comer o desnecessário tornou-se uma armadilha para quem busca o peso ideal.

Continua após publicidade

Reeducação alimentar: consumir somente o necessário para o organismo, mas sem restrições

Atualmente, a fórmula encontrada pelos nutricionistas é a reeducação alimentar. Bons hábitos alimentares podem ser responsáveis por um processo de mudança comportamental que faz com que a pessoa passe a consumir somente o alimento necessário para o organismo. “A melhor maneira de perder os quilinhos em excesso é aprender a comer o ideal”, comenta a nutricionista Roseli Rossi.

De acordo com a nutricionista, a reeducação alimentar tem como objetivo apontar os nutrientes variados, sem a restrição total de nenhum alimento. “O grande segredo de fazer uma alimentação mais saudável é respeitar a individualidade. Ou seja, quanto mais próximo da realidade de cada um, mais fácil será o processo de mudança. Não adianta orientar um executivo que mora sozinho e trabalha o dia todo a comer refeições caseiras todos os dias ou proibir um chocolátra de comer chocolate”, ensina.

Vários fatores devem ser levados em consideração para a elaboração de um cardápio que proporcione um emagrecimento e a manutenção do peso: idade, profissão, peso, horários e rotina diária, tempo disponível para realização das refeições, patologias existentes, condições sócioeconômicas, necessidades nutricionais e alergias alimentares.

Continua após publicidade

Cinco a seis refeições por dia

A especialista também recomenda o consumo de cinco a seis refeições por dia. Segundo ela, é recomendável se alimentar a cada quatro horas para evitar que o nível glicêmico diminua, pois isso pode contribuir para aumentar a vontade de comer.

“O processo educativo implica em mudanças nos hábitos alimentares que devem ser incorporadas gradativamente, ou seja, dia após dia. Deste modo, a probabilidade de terem continuidade, uma vez incorporadas, é muito maior. É possível, sim, emagrecer e manter um peso saudável através de bons hábitos alimentares”, afirma.

Continua após publicidade

Miniguia da reeducação alimentar

A alimentação deve ser personalizada, porém orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:

– Beba diariamente pelo menos dois litros de água.

– Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar num período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar.

– Consuma uma fruta natural, desidratada ou suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições.

– Procure não abusar de líquidos durante as refeições.

– Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras.

– Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral.

– Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos).

– Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos.

– Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas.

– Consuma com maior freqüência carnes com menor teor de gorduras e brancas, evitem comer carne vermelha à noite.