Ir ao trabalho de bicicleta substitui atividade física regular?

por Simone Sarti

Gasto em média 30 minutos no trajeto. Isso me manteria em forma e com saúde?

Continua após publicidade


Ir de bicicleta para o trabalho não susbtitui atividade física regular, mas tira a pessoa do sedentarismo

Resposta: Você pode considerar que saiu do sedentarismo e assim já consegue uma melhora na qualidade de vida.

A recomendação de 30 minutos diários de atividade física é mínima e também considere que a ida ao trabalho de bicicleta, não é um trabalho aeróbio constante em termos de frequência cardíaca e nem em termos de intensidade, pois na cidade você provavelmente para diversas vezes, muda a velocidade, o que colabora para que não seja um treino muito eficiente com relação ao condicionamento físico.

Na medicina é considerado sedentário o indivíduo que não consegue alcançar um gasto de no mínimo 2.200 calorias na semana em atividade física, ou seja aquele que gasta poucas calorias. Para se ter uma ideia, o gasto calórico estimado para meia hora de bicicleta ergométrica é cerca de 130 calorias. Pedalando na rua, esse gasto sobe um pouco mais e também difere, conforme as características individuais de cada pessoa.

Continua após publicidade

Para que haja maiores benefícios relacionados à saúde, o ideal seria fazer de 40 a 60 minutos, de 3 a 5 vezes na semana em exercícios aeróbios e exercícios de força (esse último diretamente relacionado a uma melhor qualidade de vida), pois vão garantir autonomia ao indivíduo, principalmente durante a velhice.

No entanto, quando se trata de performance, será necessário um treinamento bem planejado, dividido em ciclos para que se possa medir progressos fazendo avaliações periódicas e assim aumentando cada vez mais o nível de condicionamento físico seja ele, cardiorrespiratório, de força ou ambos, conforme o objetivo da pessoa.

 

Continua após publicidade