Saiba como limpar a pele sem agredi-la

por Sonia Corazza

Já ouviu falar de kombucha?

Continua após publicidade

É um verdadeiro elixir de boa saúde, preparado pela fermentação do chá verde ou preto, com SCOBY (symbiotic colony of bacteria and yeast – colônia simbiótica de bactérias e leveduras).

Os efeitos de ingerir  kombucha para o organismo são fantásticos, desde a desintoxicação, até  a melhora do sistema imunológico, efeito antiestresse e qualificação do sangue.

Hoje quero comentar sobre cosméticos formulados com kombucha. Você encontra no rótulo dos cosméticos a denominação “Black TeaFerment”.

A história é antiga. No Japão há até spas faciais para aplicação de kombucha: o objetivo é limpar e clarear a pele. O efeito da aplicação deste probiótico na pele é bem abrangente, vai desde a ação microbioestática, que detém o crescimento de  micro-organismos que não fazem bem, até melhorar a resistência da pele.

Continua após publicidade

A presença de kombucha como ativo cosmético em sabonetes e produtos para limpar a pele garante um efeito de assepsia e remoção das impurezas, sem agredir o manto natural que protege a pele.  

Em hidratantes e nutritivos faciais, o kombucha  age como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce da pele. Também melhora o efeito barreira, fortalecendo a elasticidade e evitando a descamação de áreas mais propensas à desidratação.

Os cabelos também se beneficiam da  presença deste probiótico, pois o kombucha inibe o crescimento de fungos e outros organismos  indesejados que colaboram para o aparecimento de caspa e micoses no couro cabeludo.

Continua após publicidade

Vale experimentar!