Nutrição para atletas e para quem faz atividade física

por Jocelem Salgado

A busca por um corpo bonito, alimentação saudável, aumentou em uma escala gigantesca. Academias lotadas, milhares de dietas com promessas milagrosas e a expectativa do tão sonhado corpo perfeito.

Continua após publicidade

O interesse por uma melhor qualidade de vida, baseado na reeducação alimentar, e o combate ao estilo de vida sedentário, fez com que ocorresse um aumento na procura de academias pelos que buscam a incorporação desse  novo estilo de vida saudável.

No caso de atletas que realizam competições, a nutrição é direcionada de acordo com o objetivo de cada atleta e de sua modalidade esportiva que irá exigirá alto rendimento em suas provas.

Para os atletas há recomendações específicas de nutrientes e algumas restrições que diferem dos objetivos das pessoas que buscam um hábito saudável ou perda de peso.

Objetivos da nutrição esportiva

Continua após publicidade

– Analisar a associação entre a alimentação e os exercícios físicos;

– Verificar quais as necessidades energéticas de pessoas com diferentes condicionamentos e aptidões físicas;

– Estabelecer comparações entre dietas para melhorar o desempenho de atletas;

Continua após publicidade

– Estudar as possíveis modificações associadas ao uso de suplementos nutricionais.

A nutrição é fundamental em qualquer atividade física; a combinação de ambas melhora o desempenho de desportistas e atletas, prevenindo algumas doenças crônicas como a hipertensão e doenças respiratórias.

A orientação nutricional associada à prática regular de atividade física é fundamental para prevenção e redução da obesidade, pois garante uma perda de peso de maneira saudável, sendo eficiente por proporcionar uma perda de gordura maior e uma menor perda de massa magra.

Um plano alimentar é realizado de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. Atletas necessitam de quantidades diferentes de alguns nutrientes, e cada dieta é realizada de acordo com o a composição corporal, hábitos alimentares, idade, sexo, frequência de atividade física, entre outros.

Fica a dica: não utilize jamais um plano alimentar que foi elaborado para outra pessoa, pois ele é específico para os objetivos e recomendações nutricionais para quem o qual foi elaborado.

Ainda são observados alguns fatores que geram uma baixa adesão aos planos alimentares, como problemas pessoais, falta de motivação e resultados ruins na perda de peso. Diante disso, sempre é necessária a inovação em estratégias nutricionais para motivar atletas e pessoas dedicadas à prática de atividade física.

Em qualquer atividade física o aporte adequado de nutrientes é fundamental  tanto antes como após o treino, com o intuito de preparar o organismo para  atender ao esforço empregado durante a prática dos exercícios. A intervenção nutricional, por meio de um plano alimentar específico, é extremamente importante seja para perda de peso, melhora do condicionamento físico, hipertrofia dos músculos etc.

Após a prática do esporte é interessante também ter uma orientação nutricional para repor os nutrientes gastos durante o treino.

Inúmeros são os benefícios da atividade física regular, seja para redução de peso, melhora da imagem corporal e autoestima, socialização, diminuição de estresse e ansiedade, condicionamento físico, fortalecimento do sistema imune, aumento das taxas de colesterol bom, entre outros benefícios.

Benefícios contra a depressão

Sabe-se que uma caminhada regular, em companhia, ou outra atividade física, como zumba, pilates, contribuem para reduzir os sintomas da depressão. Durante a prática dessas atividades ocorre à liberação de um neurotransmissor   chamado endorfina, o qual está envolvido  na redução dos sintomas da doença.

Em pessoas com doença mental grave, a atividade física regular pode melhorar a saúde mental. São evidenciadas melhorias na qualidade de vida, bem-estar emocional, e em alguns casos, já existem artigos científicos afirmando alivio dos sintomas secundários de esquizofrenia, como a depressão e o isolamento social, observando-se efeitos positivos significativos principalmente na questão de interação social.

Benefícios nas doenças cardiovasculares

Em um ensaio clínico realizado com pessoas com história de insuficiência cardíaca congestiva, os riscos de ataques cardíacos e internações entre os pacientes que foram designados aleatoriamente para uma intervenção associada a exercícios físicos, foram reduzidas em 60% em comparação ao grupo que recebia somente cuidados habituais.

Mas Atenção! Devemos ficar atentos com as informações que encontramos diariamente em vários meios de comunicação que podem ocasionar riscos à nossa saúde, devido  principalmente às promessas de corpo perfeito em uma semana, as quais  geralmente estão associadas a  uma restrição alimentar.  

Não existem milagres, uma reeducação alimentar (dieta equilibrada) associada à prática regular de exercícios físicos é a chave para longevidade e uma excelente qualidade de vida.