Capricórnio – 21 dezembro a 19 de janeiro: signo da perseverança e da ambição
Regido por Saturno, ou Cronos na mitologia greco-romana, Capricórnio é o signo que se encarrega de lidar com os aspectos materiais e concretos da experiência humana.
Este signo nos traz um entendimento de que a alma amadurece e se fortalece com o passar do tempo. E, através da superação e aprendizado, com os momentos desafiadores.
A chegada de Capricórnio marca o Solstício (inverno no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul) período em que o sol fica mais próximo da Terra no hemisfério sul, deixando os dias mais longos, ao contrário do hemisfério norte onde ele encontra sua maior distância do planeta.
Do dia 21 de dezembro a 19 de Janeiro de 2021, estaremos transitando pelos caminhos terrenos (matéria, físico) deste signo cardeal (líder, empreendedor) e reservado e introspectivo (energia yin).
Segue nossa tradicional listinha explorando os dois aspectos (positivo e negativo) das suas qualidades mais marcantes:
16 traços positivos do signo de Capricórnio
Expressões do lado LUMINOSO:
1º Perseverança
2º Estabilidade
3º Segurança
4º Autocontrole
5º Disciplina
6º Determinação
8º Responsabilidade
9º Comprometimento
10º Maturidade
11º Empreendedorismo
12º Reserva e discrição
13º Altivez
14º Planejamento
15º Organização
16º Fidelidade
16 traços negativos do signo de Capricórnio
Expressões do lado SOMBRIO:
1º Avareza
2º Incredulidade
3º Ambição fria
4º Politicagem
5º Pessimismo
6º Austeridade
7º Esnobismo
8º Exigência
9º Hermetismo e distanciamento
10º Calculismo
11º Pragmatismo excessivo
12º Inflexibilidade
13º Conservadorismo
14º Detestam surpresas e imprevisibilidade
15º Apego às regras
16º Dificuldade em improvisar
Bem, como os demais signos, temos uma lista extensa a explorar… aqui exploramos apenas alguns traços mais impactantes.
Estes traços podem ser mais evidentes em pessoas que possuem planetas pessoais, ou os luminares no signo, ou ascendente, saturno proeminente ou muitos planetas na casa 10.
Lembrando que apenas o signo solar não faz a interpretação de uma pessoa. Assim, temos muito mais a explorar no mapa pessoal. Isso inclui os demais signos, planetas, casas e aspectos planetários, entre outros fatores.
Enfim, com este artigo encerramos as postagens do ano de 2020 com o forte desejo de ingressarmos em um novo ciclo de maior maturidade e responsabilidade humana para passarmos a um patamar de maior consciência e evolução espiritual.
Desejo a todos uma ótima passagem de ano, provavelmente mais tranquila, introspectiva e reflexiva e que possamos renovar nossas esperanças e propósitos para 2021. Namastê!