por Marta Relvas
A Neurociência da Educação pode ser compreendida como o estudo da estrutura, do desenvolvimento, da evolução e do funcionamento do sistema nervoso sob o enfoque plural: biológico, neurobiológico, psicológico, matemático, físico, filosófico e computacional, voltado para a aquisição de informações, resolução de problemas e mudanças de comportamento.
Ao aproximar Neurociência e a Educação tem-se a possibilidade de realizar uma prática educativa que privilegie qualidade de vida e melhor compreensão no processo de aprendizagem.
Neste contexto, o estudo do funcionamento cerebral tem fundamental relevância onde a tarefa de estudar o cérebro humano não está restrita a um campo específico do conhecimento e, desse modo, a neurociência está agregada a outras ciências que através de uma rede de informações elabora conhecimentos complexos.
Dessa forma, faz-se necessário entender que os conhecimentos contemporâneos da neurociência indicam que o homem é um agente ativo e pensante.
As funções anatômicas e fisiológicas do cérebro, são observadas através de exames funcionais de imagem cerebral, permitindo associar as funções mentais com o funcionamento de circuitos neuronais que se interligam a partir de diversas áreas cerebrais.
Sob esta perspectiva a neurociência é considerada interdisciplinar e permite reconhecer o cérebro como o órgão mais complexo do corpo e para a compreensão do ser humano na sua totalidade.
A Neurociência quando associada à Educação, torna-se uma ferramenta importante para entender como o cérebro se desenvolve e aprende nos diversos contextos integrados de estímulos.