Mundo interior e exterior: é importante que ambos estejam harmonizados

Mundo interior e exterior: entenda o significado de cada um e veja o caminho para harmonizá-los. O primeiro passa pelo ser e o segundo pelo ter.

Todos vivenciamos um mundo interior e outro exterior. É importante que os dois estejam em diálogo e igualmente nutridos como prevenção a situações que podem culminar em desastres. É comum a ênfase no preenchimento da dimensão exterior em detrimento da dimensão interior. O mundo exterior pode ser preenchido por bens materiais, títulos adquiridos durante a vida (profissão, posição social, títulos acadêmicos, etc), e ainda pelo intuito de manter uma aparência em resposta à preocupação constante sobre o que os outros vão pensar a seu respeito.

Caminho para harmonizar o mundo interior e exterior

O pensador brasileiro Huberto Rohden, na obra “De Alma para Alma”, ensina que: “Não há mal em possuir – todo o mal está em ser possuído; pode o homem ser escravo daquilo que não possui – e pode ser livre daquilo que possui”. O preenchimento da esfera material sem o concomitante crescimento interior gera sofrimento. Este por sua vez é útil no sentido de convidar para e impulsionar o aperfeiçoamento interior. O preenchimento interior diz respeito ao desenvolvimento de virtudes e do autoconhecimento, medicações de primeira escolha no tratamento do vazio existencial.

Caráter e virtudes estão intimamente ligados à qualidade do destino pessoal. Nos dias atuais se reforça a importância da formação técnica profissional com ênfase na especialização, sendo frequentemente negligenciado o concomitante enriquecimento da interioridade do ser humano. A desumanização consequente é a responsável pelo aumento de situações de ansiedade, pânico e depressão.

Continua após publicidade

Perguntas para acessar seu mundo interior

As perguntas chave: Quem sou eu? O que faço no interior deste corpo cujo reflexo vejo no espelho? Qual é o motivo de eu estar vivo ou de ter nascido? Precisam ser feitas continuamente! A resposta não é importante, mas o questionamento é fundamental, pois atualiza o significado existencial. Quando o significado repousa apenas sobre a realidade material as bases funcionais são conceitos como a lei do mais forte, a lei da vantagem ou a lei do mais esperto, perspectivas em que a inteligência se degenera em sua oitava inferior, a astúcia (inteligência voltada para propósitos egoístas).

Sucesso e felicidade: você sabe a diferença?

Lembrar o abismo existente entre os conceitos de sucesso e felicidade nesses casos extremos se torna importante. Sucesso é conseguir o que se deseja, e felicidade é satisfação com aquilo que se tem. Felicidade está para satisfação assim como sucesso está para desejo. Ora, estar satisfeito é estar pleno, e desejar é querer ser preenchido, o que mostra a desigualdade entre estes dois estados.

A busca do sucesso a qualquer custo guarda em si o potencial da desumanização, do estresse e do adoecimento, enquanto o estado de satisfação contempla a situação potencial de harmonia e saúde. Em uma vida saudável, sucesso e felicidade podem se tocar, complementarem-se e eventualmente se potencializarem, quando a satisfação com o preenchimento interior e as conquistas do mundo exterior se equilibram. Situações de subsaúde e pré-doença ocorrem quando se abre mão da felicidade em favor da busca obsessiva por “sucesso”.

Paradoxalmente, como acontece no filme “O Advogado do Diabo”, a infelicidade pode estar justamente em conseguir o que se deseja!

Médico Neurocirurgião pelo HCFMUSP Doutor em Neurociências pelo ICBUSP Graduado em Física pela USP Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA Autor do livro e do blog: Saúde é Consciência Meu blog: http://saudeconsciencia.blogspot.com

Continua após publicidade