O mês de dezembro inicia com Netuno em movimento direto, depois de cinco meses retrógrado, isso representa o fim de ilusões e de confusão emocional
O ano termina ainda com muitos desafios. Dezembro começou com Netuno em movimento direto no primeiro dia do mês após um pouco mais de 5 meses retrógrado em Peixes. Será o fim das ilusões de um período de confusão emocional. Nos próximos meses será possível ter mais noção da realidade e também uma melhor conexão com a espiritualidade, a sensibilidade e a intuição.
Previsões astrológicas: primeira semana de dezembro
No dia 04 acontecerá um eclipse solar em Sagitário que encerra a série de eclipses no eixo Gêmeos-Sagitário que iniciou em junho de 2020 e a série de eclipses do ano. Ele marca o encerramento do ano e alguns acontecimentos do ano passado. Isso quer dizer que algumas situações que foram vivenciadas no ano passado terminam, mas alguns processos poderão demorar cerca de seis meses para serem concluídos. O fechamento não ocorre de forma imediata, pois os eclipses podem ter desdobramentos até o eclipse seguinte.
O eclipse vai acontecer na Lua Nova, o eclipse solar acontece sempre na Lua Nova e por isso situações do passado podem retornar para que sejam resolvidas e ter um novo começo. De qualquer forma esse eclipse representa a finalização do ano de 2021 e a preparação para o ano novo.
Mercúrio em quadratura com Netuno pode trazer dificuldades na comunicação no dia 07 e reforça o período de inseguranças, incertezas e indefinições nos primeiros dias do mês.
Previsões astrológicas: segunda semana de dezembro
No dia 08 Marte faz quadratura com Júpiter que traz força, mas também impulsividade e ações imprudentes. Tenha cuidado, não é necessário ter pressa, pois até o final do mês ainda precisaremos superar muitos obstáculos.
A Lua entra na fase Crescente em Peixes no dia 10. Certamente lutaremos para conquistar os nossos desejos, mas será importante não criar expectativas, pois será necessário fazer alguns ajustes e revisões até o final do ano.
Nos dias 11 e 12 Vênus faz conjunção com Plutão em Capricórnio e o Sol em Sagitário faz quadratura com Netuno em Peixes. Estes aspectos desafiadores indicam eventos fora do controle que podem trazer mudanças significativas e que podem gerar perdas e frustração. Como ainda estamos numa pandemia, a nova variante pode gerar desconfortos, restrições e a crise econômica pode ficar ainda mais evidenciada.
No dia 13 vão acontecer duas movimentações: Marte ingressa em Sagitário, o que vai trazer mais impulso e uma ação precipitada e Mercúrio em Capricórnio, que vai nos dar oportunidade de pensar de forma mais prática e realista. O desafio aqui será manter a confiança, mas sem deixar de lado uma visão prática, responsável e realista.
Previsões astrológicas: terceira semana de dezembro
A Lua entra na fase Cheia em Gêmeos no dia 19 e Vênus inicia o movimento retrógrado que vai ocorrer até o final de janeiro de 2022. A Lua Cheia traz muitas questões à tona, é provável que notícias, informações e acontecimentos mundiais se propaguem nesse momento. A retrogradação de Vênus vai pedir ajustes nos relacionamentos e nas finanças. Neste mês de dezembro podem ocorrer transformações e crises financeiras.
No dia 20 Mercúrio faz trígono com Urano e é possível que surjam novidades, ideias e insigths que podem apontar caminhos para solucionar os problemas.
O Sol ingressa em Capricórnio no dia 21 que marca o início de uma nova estação, verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte. Os acontecimentos vão nos levar a ter uma visão mais prática e realista, o que pode frear um pouco o otimismo e diminuir a confiança. Por outro lado, será o momento ideal para fazer um planejamento para o novo ano.
Previsões astrológicas: quarta semana de dezembro
O Natal pode ser desconfortável por conta dos aspectos desafiadores nos dias 24 e 25 de dezembro. No dia 24 o aspecto mais desafiador do ano, a quadratura entre Saturno e Urano será ativada novamente. Esta quadratura evidencia os conflitos entre as realizações pessoais e responsabilidade coletivas e todas as dificuldades no âmbito coletivo. Poderemos esperar por dificuldades no âmbito mundial.
No dia 25 vai acontecer novamente a conjunção de Vênus e Plutão, agora com Vênus em movimento retrógrado e reforçar as crises e a necessidade de fazer revisões, ajustes e promover transformações na vida prática, material e econômica.
A Lua entra na fase Minguante no signo de Virgem no dia 26, que marca o fim da lunação de Sagitário. Os próximos dias serão de reflexão, fechamento e finalização, especialmente do ano. Devido aos aspectos astrológicos tensos e o eclipse do dia 04, será necessário aquietar-se e é possível que ocorram restrições.
No dia 29 Júpiter ingressa definitivamente em Peixes e esse posicionamento traz mais esperança, otimismo e compreensão. Será possível recuperar a fé e confiança em dias melhores. O desafio será não fugir da realidade. Mercúrio faz conjunção com Vênus em Capricórnio e será importante refletir sobre o momento atual.
No dia 30 Mercúrio faz conjunção com Plutão que pode trazer dificuldades na comunicação e assuntos desconfortáveis podem vir à tona. Questões ocultas podem ser reveladas e também pode haver disputas de poder. Na vida pessoal será importante refletir e eliminar pensamentos e crenças de escassez e dificuldades.
O ano termina com a Lua em Sagitário que marca o fim da lunação deste signo e colabora com o otimismo e confiança para o próximo ano. Como a Lua vai fazer aspectos desafiadores com Marte e Netuno será importante não agir de forma impulsiva nem buscar subterfúgios para fugir da realidade. Boas Festas e Feliz Ano Novo!