Como interpretamos os fatos a partir de nossas crenças?

Interpretamos os fatos de forma distorcida para podermos confirmar uma determinada crença; entenda

Quantas vezes você já se sentiu agredido ou injustiçado, com a certeza de estar sendo perseguido?!…

Continua após publicidade

Seja no trabalho, na família, num relacionamento… qualquer situação vivida, pode trazer do seu inconsciente, memórias de experiências passadas que originaram uma crença. Esta crença condicionada faz com que você reaja automaticamente com o mesmo sentimento original, dando início a jogos de poder com mensagens subliminares para confirmar sua Posição Existencial (seus papéis na relação).

Quando levamos isso adiante sem voltar ao presente, podemos viver grandes conflitos desnecessários.

A comunicação objetiva é uma grande ferramenta para impedir que entremos nesses jogos e possamos, através do Adulto e Pai Protetor, alterar a crença de nossa Criança Adaptada.

Tudo o que precisamos é esclarecer a situação com informações, para só depois concluirmos com realismo, o que está acontecendo. É preciso escutar e alinhar expectativas para que se obtenha o melhor de cada momento.

Continua após publicidade

Não permita que sua vida seja uma sucessão de frustrações, porque você não foi capaz de estar presente no hoje.

Como interpretamos os fatos a partir de nossas crenças

Ao perceber que o sentimento se repete, pare e identifique sua crença. Por exemplo: “todos querem me lesar”. Veja este exemplo real:

Ao fazer um pedido em uma pizzaria delivery, o cliente reclama que recebeu uma pizza pronta, mas ele queria crua para assar em casa. A atendente lhe explica delicadamente que só entregam pizzas prontas e ele diz que ela está sendo grosseira, desrespeitosa. Ela reafirma com educação que não o está ofendendo, mas ele sente-se agredido.

Continua após publicidade

Isso acontece por uma distorção da parte dele, a partir da necessidade de confirmar sua crença de ser lesado. Sente-se vítima e deixa de considerar as informações da realidade.

A frustração é seu objetivo inconsciente para repetir seu enredo.

Identifique suas crenças, acolha sua Criança e dê a ela a permissão de ser feliz!

Inicie seu novo ano com novas escolhas, comportamentos e decisões!!!

Feliz Você Novo!

Faz psicoterapia para adolescentes, adultos e casais. Leciona Curso Básico de Análise Transacional (duração de 12 horas). Coaching (life-coaching e equipes. Realiza supervisão de profissionais ligados à educação (Lar Sírio Pró Infância). Faz palestras diversas sobre temas de autoconhecimento. Criação e Condução de workshops de desenvolvimento. Preparo e Acompanhamento de grupos à Comunidade de Findhorn. “Acredito que a melhor maneira de evoluir é compartilhar experiências.”