Escrever bem será uma habilidade muito importante para o futuro dele; saiba por que e como desenvolvê-la nessa era hiperdigitalizada
E-mail enviado por um leitor:
“Hoje nessa era hiperdigitalizada em que já na tenra idade os pequenos começam a manusear o celular. É possível ensinar os meus filhos a escrever bem nos? Em caso afirmativo, como fazer isso? Pois acredito que isso possa se tornar um grande diferencial na vida deles, a começar pelo ENEM que valoriza muito a redação.”
Resposta: Toda a língua oral é muito dinâmica e com mudanças muito frequentes. Se você comparar o português falado nas novelas há 40 anos atrás, vai ver a diferença.
Mas você tem razão quanto à superdigitalização, pois estão ocorrendo mais abreviações e o surgimento de novas palavras. Escrever corretamente é muito importante para o futuro do seu filho. É muito importante saber se expressar corretamente e com clareza através da escrita.
Como posso ensinar meu filho a escrever bem?
Para isso, o seu filho pode começar a ler desde muito cedo. A leitura e a compreensão de textos são muito bons para que o seu filho conheça a linguagem escrita e tenha facilidade em se expressar.
Desde muito cedo, leia para o seu filho e faça perguntas sobre a história para que ele possa colocar as ideias em ordem. Depois com o tempo ele poderá ler sozinho.
Os livros além de ajudarem na imaginação, ainda ajudam a criança a conhecer a linguagem oral. Outra ideia é conversar com o seu filho para que ele possa se expressar.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento