Conflitos na relação podem ser uma boa oportunidade para o crescimento

por Eduardo Yabusaki

Propaga-se a ideia de que conflitos num relacionamento não sejam um bom sinal, pois provocam desgastes e consequentemente até mesmo sua ruptura. Afinal, em qual relacionamento não existem diferenças que provoquem desentendimentos e brigas? E obviamente a consequência é um grande mal-estar entre os pares.

Continua após publicidade

Por mais que existam muitas afinidades entre o casal, ainda assim são duas pessoas distintas, que pensam e agem de forma particular.

Como esses conflitos fazem parte de qualquer relacionamento e da convivência, muitos casais estabelecem seus alicerces em estruturas pouco confiáveis ou seguras. Assim, é preciso ir por uma via oposta e transformar esses conflitos em aprendizado e crescimento dentro do próprio relacionamento. Caso contrário, a angústia e o sofrimento passam a prevalecer.

Ninguém deseja viver o relacionamento sempre em pé de guerra, ou num clima tenso o tempo todo. Afinal, o desejado é exatamente o inverso: um ambiente tranquilo e de entendimento para uma ótima convivência. Porém, como atingir esse estado? O que fazer para não entrar num ciclo repetitivo de confusão e desgaste?

Primeiro é preciso verificar como está a comunicação entre os dois: se está agressiva, irônica, ofensiva, sem eco, etc.. Enfim, se está mais desgastante do que resolutiva.

Continua após publicidade

Segundo, se fora esses embates verbais, existe gentileza, receptividade e afeto. Esses comportamentos quase sempre desaparecem quando se tem problemas ou dificuldades interferindo no relacionamento.

Por fim, perceber como anda a tolerância entre as partes em todos os aspectos; desde assuntos triviais, até os mais importantes e delicados, como são pensados e resolvidos.

A convivência acaba dificultando a percepção de si mesmo em relação a iniciativas mais atenuadoras e reconfortantes frente aos desentendimentos. Assim muitas vezes deixamos tudo no automático, sem se dedicar a uma forma mais cuidadosa ao tratar o outro. E isso pode fazer toda a diferença dentro de uma relação.

Continua após publicidade

Uma boa comunicação, tratar bem o outro, ser muito paciente e receptivo em qualquer situação, pode ser um bom ponto de partida para solucionar os desencontros do dia a dia. A superação dos conflitos consolida ainda mais os sentimentos entre o par e fortalece os laços afetivos.

Boa sorte e bom amor!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br