Veja duas novidades – tratamentos – para quem está perdendo ou já perdeu fios preciosos
O cabelo tem funções importantes para o corpo humano, é nosso “telhado” natural de proteção contra a radiação solar, pois consegue absorver a maior parte da carga de energia luminosa das radiações UVA e UVB. Além disso, é um termo regulador que ajuda a manter a temperatura interna na faixa que nosso corpo precisa funcionar, controlando a perda de água e suor, e também funciona como um isolante térmico. Mas o cabelo vai além dessas qualidades físicas, já que desde tempos ancestrais, há um grande valor emocional para uma bela cabeleira.
Novidades para o crescimento de cabelos
Se você pensa que está tudo parado no mundo das pesquisas para quem perdeu os cabelos, vai ficar feliz. Talvez você já esteja acostumado a termos como Finasterida, Minoxidil, Microagulhamento, até laser de baixa intensidade e laser fracionado, todos tratamentos dermatológicos consagrados para estimular ou manter o crescimento dos fios de cabelo. Mas existem novidades, como o uso de prostaglandinas tópicas, terapia celular e ativadores WNT. Abriu a curiosidade? Vou explicar dois destes novos tratamentos….
Prostaglandinas tópicas
Essas são substâncias produzidas pelo nosso próprio corpo, similares aos hormônios, mas não ficam armazenadas, só são estimuladas quando precisamos e estão envolvidas em nossos processos inflamatórios. Isso nos interessa muito, pois algumas Prostaglandinas têm efeito estimulante para o crescimento dos cabelos. Talvez você já tenha ouvido falar de um colírio para tratar glaucoma capilar que tem como efeito secundário o crescimento dos cílios, chamado Latanoprosta. Essa substância é similar as prostaglandinas está comprovado que em pacientes com a queda de cabelo denominada Alopecia androgenética, o uso tópico da Latanoprosta harmoniza os diferentes ciclos de evolução do cabelo e leva a redensificação dos fios e na repigmentação daqueles que perderam a cor e ficaram brancos.
Mas é claro que quem deve avaliar o seu caso é um dermatologista especialista. Nunca se deve fazer automedicação, pois podem haver vários fatores de comprometimento que devem ser avaliados pelo médico.
Ativadores WNT
Os pesquisadores descobriram que o Ácido Valpróico usado topicamente ativa uma via chamada WNT/betacatenina, que estimula o crescimento capilar. Mas atenção! Este também é um medicamento que foi concebido para outro problema, que é evitar as convulsões, portanto jamais deve se fazer uso sem orientação médica. Estas novas terapias são tratamentos tópicos, que devem ser utilizadas mediante aplicação local de fórmulas contendo tais ingredientes, sempre orientadas e acompanhadas pelo dermatologista especializado em tricologia – a arte de cuidar bem dos cabelos.
Agende uma consulta com seu médico e fale a respeito, isso pode trazer bons resultados!