O cabelo se modifica a cada estação, como a vida, que sempre muda, ele se altera até com estados emocionais diferentes
A importância que os cabelos têm para os seres humanos vai muito além da função biológica de proteger e manter a temperatura da pele, chamada couro cabeludo.
Por que o cabelo é tão importante?
O cabelo é importante porque representa status, autoestima, imagem que cada um transmite ao mundo sobre o que pensa e faz. Cuidar dessa superfície gigantesca, formado por aproximadamente 120 mil fios e 600 centímetros quadrados de pele, exige conhecimento.
Não basta lavar com qualquer produto, precisa ser uma higiene específica para respeitar as características, condições e necessidades de cada tipo de fio e cada estado de couro cabeludo. E depois entram todos os produtos que formam o time dos “pós-shampoo”, que são os condicionadores, máscaras, boosters de performance, finalizadores, protetores e muito mais.
E não pense que quando você entender como está seu cabelo e encontrar a melhor solução, será definitivo. O cabelo muda durante a vida, muda em cada estação, muda até com estados emocionais diferentes. Então há que se ter o acompanhamento constante e minucioso para entender a situação capilar. Talvez seja até necessária a avaliação de um profissional, que pode ser um cabeleireiro, um tricologista e até um médico- tudo vai depender do grau de desvio da normalidade que seu cabelo se encontra.
Se você pensa que os problemas que os cosméticos precisam resolver se resumem em cabelos muito oleosos, ou muito secos, ou em queda, ou com falta de brilho, maciez ou sedosidade, vai se surpreender que mundo imenso é o dos cosméticos capilares.
Para se ter uma pequena ideia da complexidade e sofisticação que as fórmulas cosméticas podem atingir, o produto que ganhou como melhor lançamento deste ano, nos Estados Unidos, se destina a quem tem cabelos finos, que desejam um aspecto de raízes levantadas, querem engrossar visivelmente os fios e ainda proteger os cabelos do calor e da quebra. Vejam quantas funções diversas um mesmo produto precisa ter para atender às necessidades desse tipo de público. Isso mostra a importância de saber escolher bem o melhor para você.
E quem não tem cabelo?
Este é um outro universo gigante de consumidores, segundo dados da Word Population, a República Tcheca é o país com a maior percentagem de homens calvos e carecas do mundo, com 43% da população masculina afetada por esse quadro. Depois segue a Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Itália. Os países asiáticos são os menos atingidos pelo problema, chineses e japoneses estão entre os menos atingidos.
Calvos e carecas também precisam de produtos cosméticos específicos para higienizar e proteger o couro cabeludo, aqui as necessidades são completamente diferentes e vitais para a saúde desta pele tão frágil e atingida diretamente pelos agressores externos, como sol, poluição, vento e até, pasmem, picada de insetos hematófagos. Pois é, buscar fontes idôneas de conteúdo continua sendo fundamental para a nossa saúde e beleza.