Cosméticos neuroativos: você sabe o que é?

Desfrutar de cosméticos neuroativos, na prática, significa receber bem-estar em potes e frascos no seu dia a dia; entenda como essa magia acontece….

A neurociência está em alta, todo dia estamos vendo o lançamento de produtos cosméticos com o apelo de “neuroatividade”, isso porque as rotinas diárias de beleza e cuidados com a pele têm um papel crucial na criação dessa sensação de bem-estar.

De fato, estamos em um momento delicado, onde o mundo pede e urge por se sentir bem. E todos buscam pela experiência do “meu momento” para entrar em equilíbrio e melhorar sua qualidade de vida.

O olfato e o tato representam duas grandes estradas para que o cérebro perceba esses estímulos agradáveis em texturas e cheiros. No processo de registro da sensação olfativa realizado no cérebro, já sabemos que esse está intimamente relacionado com o aspecto emocional.

Como as substâncias que evocam a percepção de odor são normalmente químicas, que se transformam em impulsos bioquímicos dentro do nariz e então em estímulos bioelétricos no cérebro, cada pessoa tem uma percepção que pode ser diferente da outra. E esse tipo de estímulo leva a reflexos não só no cérebro mas no corpo inteiro, inclusive na pele.

Já texturas que suavizam a pele, deixando um filme sedoso e agradável, que não fica pegajoso mas proporcione um sentimento de proteção e conforto, são muito bem-vindos para trazer essa atmosfera de bem-estar.

Quando se formula um cosmético com substâncias fragrantes bem estudadas e consistências leves, nos apropriamos dos efeitos que eles trazem. Isso é neurocosmetologia, é receber bem-estar em potes e frascos para o seu dia a dia .

Continua após publicidade

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br