Como ocupar o mesmo lugar no espaço

Em perspectiva espiritual, dois corpos podem ocupar o mesmo lugar, quando comungam ideias e qualidades; entenda   

No mundo físico as palavras acima são aceitas com resignação. No fundo, é sobre elas que o império do egoísmo, enquanto culto ao ego se assenta. Popularmente se diz: cada macaco no seu galho, ou ainda cada um com seu problema.

Continua após publicidade

Mas, antessala de mundos vindouros, o mundo físico e a experiência de separatividade podem ser obstáculos à experiência espiritual. É fácil perceber o mal que o outro me causa, pois dói em mim. Desafiador é sentir a dor que inflijo ao outro.

A autoafirmação que se baseia no desprezo às demandas alheias é o reflexo final da impossibilidade de dois corpos ocuparem o mesmo lugar no espaço. A melhor arena para se aprender isso são os relacionamentos.

Em perspectiva espiritual, dois corpos podem ocupar o mesmo lugar, quando comungam ideias e qualidades. Essa comunhão não é autoanulação senão respeito às diferenças. Respeito que não se faz possível onde o egoísmo impera. Quando comungo com o outro suas diferenças e não me afeto, senão me engrandeço, então dois corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço.

Médico Neurocirurgião pelo HCFMUSP Doutor em Neurociências pelo ICBUSP Graduado em Física pela USP Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA Autor do livro e do blog: Saúde é Consciência Meu blog: http://saudeconsciencia.blogspot.com

Continua após publicidade