A autoconfiança é decorrente da autoestima?

Autoestima e autoconfiança são termos que costumam gerar confusão; entenda  

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

A autoconfiança seria decorrente da autoestima? Quais dicas ou caminho a senhora me daria para meu filho de 4 anos desenvolver a autoconfiança?  

Resposta: Existe uma grande confusão entre autoestima e autoconfiança. A autoconfiança é quando a criança ou adulto sabe dos próprios limites e consegue confiar em si mesmo. Já a autoestima é a nossa própria avaliação como seres humanos.

Quando uma criança tem uma autoestima saudável, ela consegue ser autoconfiante. A autoconfiança vem do próprio conhecimento dos seus limites e qualidades para ter confiança para alcançar os objetivos.

A melhor maneira de construir uma boa autoconfiança no seu filho, é mostrar que ele pode conseguir algumas coisas. Mas quando ocorrer um fracasso, é preciso tentar novamente para conseguir e confiar novamente em si mesmo.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.

Continua após publicidade