A depressão de quem você convive pode te contaminar?

Quando se vive em um ambiente tóxico, a depressão de quem está à sua volta pode te contaminar… Assim, é necessário fazer uma autoblindagem, voltando-se para si mesmo, procurando cuidar da própria vida, sem se envolver com o que vem de fora. Dê amor a si mesmo.

E-mail enviado por um leitor:

“Eu me considero uma pessoa equilibrada mentalmente… Mas há dois meses precisei me mudar para a casa da minha família… Tenho uma mãe idosa e dois irmãos depressivos… Minha mãe também sofre de depressão. Todos eles tomam vários medicamentos para combater a depressão… Percebi que de uns 15 dias para cá, a depressão deles começou a me contaminar… O que preciso fazer para me blindar emocionalmente para poder conviver ou mesmo sobreviver em um ambiente tóxico? Se puder me ajudar fico muito agradecido!”

Resposta: É difícil mesmo se blindar quando se vive em um ambiente tóxico!

O melhor que você pode fazer, é tentar cuidar mais e melhor de sua própria vida. Isso não é fácil, mas fique alerta para não pegar para si os problemas dos outros.

Continua após publicidade

Procure se sentir livre: liberdade é a palavra-chave

Leve sua vida, faça esportes, trabalhe, procure algo que o motive e sinta-se livre para viver a sua própria liberdade.

Para completar aconselho procurar ajuda de um(a) psicólogo (a) que pode orientá-lo a não penetrar nesse mundo tenebroso.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor