A flor de lótus e a sua mente; entenda essa relação

A flor de lótus no lago dos conflitos: A mente sem medo e livre, apenas se deixa levar pelas águas da sabedoria; Nada antecipa; Nada substancializa; Apenas desabrocha no lago lamacento.

“As pétalas da flor de Lótus não se sujam de lodo”, assim reza um sutra, isto é, um sermão de Buda – ensinamento.

O lodo não adere em suas pétalas

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O que isso significa?

Pureza ou impureza?

As pétalas são puras ou impuras

Contaminam-se ou não se contaminam?

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Assim, como nossos pensamentos?

Impuros ou impuros

Onde está a aderência?

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A aderência está no medo!

O medo surge quando sentimos ameaças

As ameaças nos tiram das zonas de segurança

Fixamos ideias de defesa, de proteção

Vemos a realidade de forma tendenciosa, pois o medo está lendo esta realidade.

A nossa pétala mente começa a ficar pesada de lodo…

Mas, como? O lodo não adere na pétala da flor de lótus…

Eis aí a questão. O medo distorce a realidade e, assim, travamos!

Fantasiamos uma realidade, a tornamos fixa, e assim, por consequência, a empoderamos de si mesma, e alimentamos as ideias deludidas da realidade.

Perceber que o medo antecipa fenômenos, ideias, sensações, e assim nos prepara para a defesa, com isso a nossa mente busca ter controle da situação de incertezas.

Mas, a flor de lótus não se suja de lodo…

A mente sem medo e livre, apenas se deixa levar pelas águas da sabedoria

Nada antecipa

Nada substancializa

Apenas

Desabrocha no lago lamacento.

Onde está o ponto que tudo diferencia?

A liberdade do contentamento com a existência e assim, estar presente

Na grande lei da causalidade, perceber o movimento vida a cada instante e responder, como o vento move a água.

Os conflitos, nascentes da mente em dualidade são como aprendizes dessa transição que, com a Sabedoria Buda, a nada se apega, apenas flui e desabrocha. A Flor de Lótus é a sua mente!

Monja Zen Budista da Tradição Soto Zen – Japão. Brasileira, discípula de Monja Coen Roshi.. Formação em pedagogia. Orienta práticas de zazen, meditação zen, e realiza cursos. Integra iniciativas de sensibilização e mobilização social por meio da meditação zen e diálogos temáticos a diversos públicos, tendo por base os ensinamentos de Xaquiamuni Buda. Atua desde 1983 como funcionária do Governo do Estado de São Paulo em capacitação a gestores públicos municipais bas diversas áreas das políticas públicas. Musicista, íntegra som e sopro, como expressão do “interser. ”