E-mail enviado por uma leitora:
“Eu e o meu namorado não estarmos nos encontrando por causa do isolamento social e ele não aceita bem isso… A gente se gosta, mas ele fica entrando nas redes sociais postando citações e memes que passam mensagens indiretas de insultos, que interpreto como sendo para mim. Não estou sabendo como lidar com isso. O que eu faço?”
Resposta: Bem, seu namorado não gostar da sua opção de isolamento social em função da pandemia e querer suprir a sensação de estar só entrando nas redes sociais não pode ser considerado um erro. Sim, porque se você quer que sua decisão de isolamento seja respeitada, tem que respeitar a opção dele de se comunicar virtualmente. Justo, não é?
Mas parece que você, por estar cismada com as entradas de seu namorado em redes sociais, acaba achando que as postagens dele são indiretas para você. Serão mesmo? Você já conversou com ele a respeito disso?
Estado emocional desafiado por inseguranças leva a ver o que não existe
Quando nosso emocional é desafiado por inseguranças, podemos “ver” coisas que não existem. Vamos refletir: citações e, principalmente, memes, são postagens que se tornam populares principalmente porque muita gente se identifica com elas; são, em geral, sátiras sobre o que há de ridículo no comportamento de todos nós. Assim, é pouco provável que seu namorado faça postagens com o intuito específico de machucá-la. Mas, se assim for, cabe a você esclarecer esses pontos diretamente com ele. Afinal você diz que vocês se gostam. E quando o casal se gosta, nada melhor que a conversa a dois, olho no olho, mesmo que seja virtualmente.
É claro que o período de isolamento social acaba restringindo bastante a vida de quem namora e ainda não vive sob o mesmo teto. Mas é importante que, frente a um problema, o casal encontre soluções ou saídas. Afinal, saber encontrar soluções para pontos de discórdia é algo que sempre fará parte da vida de qualquer casal.
Dicas para você:
1ª Aproveite então essa situação para tentar encontrar uma forma de lidar com as diferenças entre vocês.
2ª Promova mais encontros virtuais entre vocês, converse sobre assuntos interessantes para ambos, tente fazer do encontro algo agradável.
3ª Cuide da sua vida pessoal tentando entrar em contato com seus amigos, seus parentes, e postando você também assuntos que pareçam interessantes aos seus olhos.
4ª Evite ficar vasculhando as redes sociais dele se isso te incomoda tanto. Entenda que, mesmo namorando, cada um continua tendo sua vida particular. Que, neste momento, é quase toda preenchida por encontros e mensagens virtuais. E a virtualidade, nesse momento de pandemia, é quase uma salvação.
Já imaginou se não tivéssemos esse meio de comunicação neste momento? Difícil, não?
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.