Acordar sempre de mau humor: o que pode ser?

Acordar de mau humor pela manhã não é um traço de personalidade, mas um problema que pode ser evitado e está no seu controle; veja como

Certamente, você já ouviu alguém dizer: “Eu não funciono direito pela manhã” e que fica mal-humorado quando acorda. Saber as causas desse mau humor matinal poderá ajudá-lo a entender por que algumas pessoas agem assim, e como evitar acordar desse jeito todos os dias.

A sonolência, a dificuldade em se comunicar, uma certa irritação e mau humor pela manhã, logo ao acordar, não são, como muitos pensam, um traço de personalidade, mas um problema que pode ser evitado prestando atenção em algumas questões na sua rotina. Portanto, a maneira como você acorda todos os dias pode estar sob seu próprio controle, sim!

Mais que o simples atormentar de familiares em casa, esse estado de torpor pelas manhãs vai além de um aborrecimento. Isso tem grandes consequências sociais: acidentes automobilísticos, de trabalho e desastres de grande escala são causados por pessoas que não conseguem se livrar da sonolência. De acordo com pesquisadores, essa situação custa bilhões de dólares todos os anos por causa da perda de produtividade, aumento da utilização de serviços de saúde e absenteísmo no trabalho. Mais que perdas materiais, custa vidas.

Três fatores que te ajudam a não acordar de mau humor

Entretanto, Cientistas da Universidade da Califórnia (UC Berkeley) publicaram um estudo recentemente na revista científica “Nature” e apontaram que acordar revigorado todos os dias não é uma questão de sorte, mas de atenção e cuidados a três fatores principais: sono, exercícios e café da manhã, após análise do comportamento de 833 gêmeos adultos ao longo de duas semanas.
Cada um desses fatores, segundo o autor principal do estudo Raphael Vallat, neurocientista, têm um papel único e são capazes de produzir melhoras de forma independente um do outro. O pesquisador afirmou que se você dormir mais ou mais tarde, verá um aumento em seu estado de alerta. Se fizer mais atividade física no dia anterior, verá um aumento. Você pode ver melhorias com cada um desses fatores.

Continua após publicidade
Prática de atividade física promove um aumento no estado de alerta – contra o mau humor do sono – e traz disposição ao acordar

Uma das descobertas do estudo é que praticar atividade física faz com que você se sinta mais disposto ao acordar. Embora não fique claro o que a atividade física faz para melhorar o estado de alerta no dia seguinte. Uma hipótese apresentada, é que os exercícios promovem uma qualidade maior do sono, como já apontaram robustos estudos mundo afora. E de fato, uma melhoria na qualidade do sono, por sua vez, resulta num estado de alerta superior ao longo do dia seguinte.

Na publicação, Vallat afirma que é bem conhecido que a atividade física, em geral, melhora o estado de alerta e o nível de humor, e encontramos uma alta correlação neste estudo entre o humor dos participantes e seus níveis de alerta, e que os participantes que, em média, são mais felizes também se sentem mais alertas.

A qualidade do sono e o aumento do estado de alerta

Dormir mais ou até mais tarde do que o normal resultou, durante a investigação, em indivíduos, aumento do estado de alerta mais rapidamente. O número de horas dormidas ideal para livrar o corpo da chamada “inércia do sono” está entre sete e nove horas.

A maioria das pessoas precisa dessa quantidade de sono para remover uma substância química chamada adenosina (funciona no Sistema Nervoso Central como indutor do sono), que se acumula no corpo ao longo do dia e causa sonolência à noite, algo conhecido como pressão do sono.

Além disso, dormir até mais tarde pode ajudar no estado de alerta por um segundo motivo, conforme explicou o professor de neurociência e psicologia da UC Berkeley, Matthew Walker, autor sênior do estudo, de que quando acordamos mais tarde, sobe em um ponto mais alto nosso ritmo circadiano de 24 horas, aumentando ao longo da manhã o estado de alerta.

Em relação ao café da manhã, os autores concluíram que um café da manhã com alto teor de carboidratos e uma pequena quantidade de proteína acelera o estado de alerta rapidamente pela manhã. Já a primeira refeição do dia com grandes quantidades de açúcar simples foi associada a uma incapacidade de acordar de forma eficaz.

Aqui cabe um esclarecimento: um café da manhã rico em carboidratos pode aumentar o estado de alerta, desde que o corpo esteja saudável e capaz de eliminar com eficiência a glicose dessa refeição, evitando um pico sustentado de açúcar no sangue que, de outra forma, enfraqueceria o estado de alerta do cérebro.

Também já é consenso que uma dieta rica em açúcar é prejudicial ao sono. O que esta pesquisa descobriu é que, além desses efeitos nocivos sobre o sono, consumir grandes quantidades de açúcar no café da manhã e ter um pico de açúcar no sangue após qualquer tipo de refeição do café da manhã, enfraquece acentuadamente a capacidade do cérebro de retornar à consciência desperta após o sono.

Então, se você acorda mal-humorado e demora algumas horas para voltar ao seu humor habitual e está acostumado a essa situação e considera isso normal, especialistas em saúde mental afirmam que é bom você prestar atenção, pois isso pode ser um sintoma de que algo não vai bem em você.

Fonte: Vallat, R., Berry, S.E., Tsereteli, N. et al. Como as pessoas acordam está associada à noite de sono anterior, juntamente com a atividade física e a ingestão de alimentos. Nat Commun 13, 7116 (2022). https://doi.org/10.1038/s41467-022-34503-2

Coordenador do serviço de atendimento a pacientes com tricotilomania no PRO-AMITI/IPq FMUSP. Supervisor clínico na UNIP. Psicólogo pela Universidade Metodista. Mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Ambulim/IPq FMUSP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela UNISA