Há diferentes tipos de águas funcionais para tratar da pele e refrescá-la: água termal, água micelar, mist e brumas
Uma das formas cosméticas mais atuais de cuidar da pele, que você pode encontrar nas prateleiras, físicas ou virtuais, dos pontos de venda de produtos, são as águas funcionais. São fórmulas preponderantemente constituídas por água, agregadas de ativos com funções específicas para cuidar da pele. E para simplificar sua escolha e otimizar os resultados, vou explicar como cada variante dentro dessa categoria é formulada e quais os benefícios que trazem.
Água termal
São fórmulas onde a água é o único ingrediente e sua composição varia de acordo com a região de onde foi coletada e sua composição mineral. O pH também pode variar bastante, desde muito ácido, na faixa de pH= 4,00 a 4,50, que é o ideal para enxaguar cabelos e doar brilho, até bem alcalinos, entre 9,00 e 9,50, mais ricas em bicarbonato de sódio, que ajudam nos processos de extração de comedões.
Água micelar
Estas fórmulas contêm alta concentração de água, adicionada de um agente de limpeza, chamado de tensoativo, que age para complementar a limpeza. E também de agentes hidratantes e restauradores do manto natural protetor da pele.
Mist
Aqui o veículo aquoso é aditivado com ingredientes com funções bem especificas, para hidratar, controlar a oleosidade e até evitar o envelhecimento precoce. Além de refrescar, tais produtos também tratam a pele e o couro cabeludo.
Brumas
Apesar de serem fórmulas onde também entram frações de óleos e manteigas, são produtos bem líquidos, verdadeiros cremes na forma bem aquosa. Aqui entram ativos hidratantes e de cuidado para prevenir o envelhecimento da pele.
Agora que você já entendeu como as águas podem ser diferentes, adote-as no seu cuidado diário e refresque-se sempre!