Alimentação brasileira: muitos vegetais são poucos conhecidos       

A alimentação brasileira tem suas particularidades e por isso é tão rica em sabores e benefícios para a saúde

O Nordeste brasileiro apresenta hábitos de café da manhã variado e saudável como: cuscuz, tapioca, raízes (inhame, aipim…); frutas maravilhosas como siriguela, jambo, caju, sapoti…

No Sudeste, folhas como taioba e beldroega. Já o abacate reina com as frutas vermelhas; além da fruta amarela physalis. E o cambuci, típico de SP, já provou?! 

O Centro-Oeste guarda uma riqueza nutricional incrível como castanha de baru, que traz seu sabor parecido com o amendoim; completam a lista o cajuzinho do cerrado, mangaba e o pequi.

Perceba que conhecemos poucos alimentos desse nosso Brasil tão grande. No próximo texto trarei alimentos das regiões Sul e Norte. Até!

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br

Continua após publicidade