por Tatiana Ades
Já cantava cazuza:
"Eu preciso dizer que te amo, te ganhar ou perder sem engano…
Você me chora dores de outro amor
Se abre e acaba comigo
e nessa novela eu não quero ser teu amigo"
O amor pelo melhor amigo(a) aparece em diversos filmes americanos, como por exemplo: O casamento do meu melhor amigo (1997) – Direção: P. J. Hogan.
A situação de se apaixonar por um melhor amigo pode trazer grande sofrimento para quem vive, pois a pessoa descreve um sentimento de humilhação e ansiedade.
Em consultório há sempre a pergunta recorrente:
– O que faço? Devo contar ou permanecer calado?
Antes de mais nada, é preciso saber que um amigo de verdade irá te apoiar, independente de qualquer declaração, mesmo que essa não seja correspondida.
O melhor é abrir o jogo e falar, pois você não está numa situação de igualdade. Caso sinta que não está preparado para continuar com a amizade, o melhor é dar um tempo sozinho. A pior sensação é estar ao lado de alguém que desejamos com paixão e ouvir dessa pessoa histórias de amor sobre outra pessoa.
Ao contar, você saberá as intenções de seu amigo e poderá decidir se o melhor é um afastamento temporário ou se aguenta estar ao lado dele mesmo assim.
Caso seja preciso um tempo, vocês com certeza voltarão a se falar.
O importante é que nesse tempo você consiga superar essa paixão e estar de bem consigo mesmo novamente. Do contrário, a sensação de mal-estar e humilhação tendem a permanecer ou voltar à tona.
Será que estou apaixonado (a) ou é uma ilusão?
– Estou realmente apaixonado ou idealizando uma paixão?
– Será que gosto por que ele(a) me escuta e me dá atenção e estou carente?
– Sinto a falta dele(a) como amigo ou fantasio um romance ?
Por que então achei que estava apaixonado (a)?
Muitas pessoas acreditam estar apaixonadas pelo "porto seguro", pois seria mais fácil essa relação, já que existe uma intimidade já construída e permanente. A segurança é muito maior.
Mas em vários casos, onde o outro acaba correspondendo à paixão, o amor da amizade acaba se transformando em um grande amor romântico ou então no fim de uma relação.
Por isso, pense, reflita e seja honesto consigo mesmo (a), é muito importante reconhecer as nossas carências e nossos verdadeiros sentimentos.
A amizade é a certeza de um amor eterno, a paixão acaba … é sempre bom pensar a respeito.