por Blenda de Oliveira
"Minha filha foi morar com o pai quando completou 13 anos e não fala comigo de forma nenhuma. Isso por que quando me separei, fiquei muito deprimida e só chorava. Já se passaram dois anos que estamos separadas e quatro que estou separada do pai. Sofro muito por estar longe dela e não ter contato nenhum. O que poderia fazer, o divórcio já foi feito e tenho direito às visitas, já que o pai ficou com a guarda, mas ela não quer vir me visitar"
Resposta: Posso imaginar seu sofrimento, mas para a vida futura de sua filha, é muito importante que ela volte a conversar com você.
É preciso que vocês possam iniciar uma aproximação e mais para frente uma conversa muito franca sobre os reais motivos que teve para viver a separação como viveu.
Ela se tornará uma mulher um dia e poderá passar por algo parecido – torcemos para que não. Será bom ela entender que você como mãe é um ser humano como outro qualquer e portanto tem seus sofrimentos. Isso ajudará na formação dela é fará bem a você, já que ela parece ressentida e muito exigente em relação às expectativas de como uma mãe deve comportar-se.
Você já tentou iniciar uma comunicação pela escrita – e-mails, mensagens, etc. – mesmo que ela não responda, não há problema, insista. Semanalmente envie uma mensagem, uma foto e vá mostrando suas conquistas nesses quatro anos. Se quiser, procure ajuda de um terapeuta para que discutam algumas orientações. Lembre-se: não desista e nem transmita medo ou tristeza, mostre firmeza e disposição.
Boa sorte!