por Marta Relvas
Pensar, sentir, agir, é a questão cognitiva de um ser humano, é o que o forma na questão do processo ensino/aprendizagem para a vida. Só nós,"bichos humanos", é que ganhamos em nossa formação anatômica cerebral o neocórtex, região frontal do crânio a qual agrega: reflexão, pensamento, faz pensar no que se está pensando, daí se aprende e compreende o mundo e a vida.
Essa tríade da cognição humana (pensar, sentir, agir) é fundamental em qualquer processo psicossocial.
Considerando que o humano é uma incógnita:
– é um SER complexo;
– apresenta uma história peculiar;
– tem necessidades;
– tem capacidades (todos têm as suas);
– tem limitações (todos têm as suas);
– tem afeto;
– TODOS são um caso a parte, são seres PARTICULARES.
Nós, "bichos humanos", ganhamos o neocórtex, ele é o responsável por muitas das funções mentais mais complexas e desenvolvidas, como a linguagem e o processamento de informações.
O neocórtex é a parte mais desenvolvida do cérebro humano, sendo responsável pelo pensamento, raciocínio, funções cognitivas, processos de percepção sensorial (visão, audição, tato e olfato) e a capacidade de produzir e entender a linguagem. O neocórtex é dividido em dois hemisférios (esquerdo e direito) e subdividido em lobos (frontal, parietal, temporal e occipital). Os centros de linguagem são normalmente encontrados somente no neocórtex do hemisfério esquerdo do cérebro.
Fatores preponderantes para o alcance do aprendizado:
– memória;
– atenção;
– concentração;
– interesse;
– emoções;
– afeto.
Entender um pouco desse cérebro e sua ligação com a aprendizagem é algo fascinante para o educador; conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias, a importância do sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, os mistérios da região frontal, sede da cognição, linguagem e escrita, conseguir entender os mecanismos da atenção e do comportamento humano, as funções executivas e o sistema de comando inibitório do lobo pré-frontal, torna-se fundamental na vida do ser humano.