por Sônia Corazza
Para saber qual será o grande negócio no próximo ano, basta olhar a situação em que o pobre coitado do consumidor se encontra. Estressado, com pouco dinheiro, lutando contra a poluição crescente e tentando atender às exigências crescentes da boa aparência até o fim da vida. Ficou fácil!
Segundo experts em tendências, 2017 será o ano do “new natural”, com maior interesse por bem-estar e uma postura mais amigável em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Esse ritmo urbanizador do planeta gerou um estado de piora da qualidade do ar, da água e de todos os recursos da natureza. Afetou também a qualidade da alimentação, do sono e do lazer; trouxe problemas crônicos de alergia, sensibilidade cutânea, envelhecimento precoce e piora na qualidade dos cabelos.
Cosméticos para todos os males
Produtos cosméticos que protegem contra o estresse ambiental não faltam, como é o caso dos cremes formulados com derivados extraídos do plâncton Artemia, que energiza, repara e protege a pele contra os danos ambientais.
Outra novidade é uma combinação de extratos naturais das plantas Phragmites Communis e Poria Cocos para tratar a pele sensível e irritativa, melhorando a função barreira. Além de reduzir o desconforto e a vermelhidão, reforça os mecanismos endógenos contra o estresse da pele e melhora a função celular.
Pesquisadores verificaram que crianças vivendo em áreas urbanas desenvolvem desordens de hipersensibilidade maior que as que vivem no campo. O sistema imunológico reage produzindo anticorpos imunoglobulina E, por conta desse mecanismo, as crises de *dermatite atópica estão cada vez mais frequentes.
Estudos com um derivado do ß-(1,3) e ß-glucana (1,6), polissacarídeo com propriedades imunoestimulantes para a pele extremamente sensível, ou exposta a um estresse extremo, concluiu que este ativo aumenta a capacidade de autoproteção, acelera a recuperação e restaura a barreira de hidratação da pele.
Basta agora conseguir juntar tanta tecnologia e conhecimento a um custo final realmente acessível ao consumidor.
Haja mágica!
* Dermatite atópica: doença inflamatória crônica da pele que apresenta uma evolução cíclica com períodos de melhora e piora; entre os sintomas: coceira.