A Primeira Nobre Verdade: Dukka – A insatisfação existe.
Dukka, palavra em sânscrito que significa insatisfação, mas tem sido traduzida por sofrimento. O sofrimento existe. Nesse texto adotaremos a palavra “insatisfação”, pois a insatisfação leva ao sofrimento que leva às insatisfações.
As insatisfações existem.
Buscamos a cada momento de nossa vida atender às nossas insatisfações. Criamos expetativas excessivas sobre tudo e sobre todos. Mas, a realidade não é fixa e nem previsível.
Por traz de nossas expectativas está a necessidade, consciente ou não, de controle pois, por meio do controle, queremos evitar frustrações. Tudo isso é falso. É uma roda incessante de confusões, distorções da realidade, o que no Budismo entende-se por delusão, e nesse movimento, sofremos.
Pensamentos em cada circunstância
A roda gigante de nossos pensamentos gira ao entorno de cada circunstância: estou em um relacionamento amoroso, mas falta algo mais. Estou no trabalho, mas não é o que realmente quero ou imagino, a minha família não é legal, falta algo. Eu mesma, eu mesmo não estou bem, preciso fazer algo para ser feliz. Vou ao esporte e me esforço ao máximo para algo que não sei o que é, faço yoga, pratico Pilates, corro, mas, ainda não estou muito bem. Quero mais exercícios, mais yoga, mais trabalho, mais relacionamentos. Tenho meu celular novo, mas quando sair o mais novo, troco. Parecemos como aquela árvore frondosa repleta de muitos elefantes em seus galhos, a ponto da árvore não se sustentar mais. Assim, como a nossa vida que não se sustenta com o peso de nossas insatisfações nunca saciadas. Isso é trágico e real.
Sim, a primeira nobre verdade – a insatisfação existe e sofremos.
É importante reconhecer esse mecanismo existente em nós e a forma como lidamos.
A Segunda Nobre verdade nos apresenta, com clareza e com simplicidade extrema:
A Segunda Nobre Verdade: há causas que geram as insatisfações.
Analisando a nossa vida cada vez mais a fundo, e de forma honesta, nos perguntamos o porquê estarmos insatisfeitos ou porque sofremos e o que está alimentando essa mente de sofrimento.
E, as respostas são de várias naturezas. Podemos dizer que as ideias que fazemos de tudo o que existe é o ambiente fértil dos enganos que nos levam a sofrer.
Assim, os ensinamentos no Budismo provocam a consciência de cada camada de nossa forma de pensar, sentir, perceber, existir, coexistir e conviver.
Nesse momento pensemos nessas duas primeiras Nobres Verdades apresentadas por Buda relacionando com a sua vida e, no próximo artigo, como as Quatro Nobres Verdades se compõem como possibilidade real de mudança.
Mãos em prece.