Céu da Semana de 23 a 29 de janeiro

A semana no céu começa com o contato harmonioso do Sol com Mercúrio

Como se sabe, Mercúrio ainda está em movimento retrógrado, período onde são feitas inúmeras revisões, em que projetos que andaram engavetados podem voltar a caminhar e contatos que andavam afastados, podem retornar. Como o Sol está iluminando Mercúrio, situações que estavam emaranhadas e confusas, tendem a se esclarecer com mais facilidade, pois as ideias estão mais claras e transparentes. Da mesma forma, se você andou distante de algum amigo ou parceiro, pode ser um bom momento para esclarecer e se reconciliar.

Vênus volta ao movimento direto dia 29/01, ele esteve retrógrado desde dezembro de 2021, pedindo uma forte revisão sobre as questões de ordem afetiva, estética e financeira. Questionamentos importantes sobre autoestima, forma de conduzir as relações íntimas e satisfação com a própria aparência foram revistas e agora chegou a hora de colocar essas decisões em prática. Quando Vênus fica direto, as questões amorosas tendem a se desenrolar com mais facilidade e a vida financeira tende a fluir melhor.

Continua após publicidade

Marte sai do expansivo signo de Sagitário e ingressa em Capricórnio, onde está muito à vontade. A energia de conquista e de esforço, utilizada para alcançar objetivos, fica mais focada, madura e disciplinada. Este signo detesta perder tempo, então estrutura o que vai fazer e prefere investir de forma paciente, porém determinada e perseverante. Quando Marte vibra neste signo, é capaz de suportar tensões e de esperar para chegar aonde quer.

Mercúrio, que estava em Aquário, volta para Capricórnio, pois está em movimento retrógrado. Ao revisitar esta energia, Mercúrio elabora de forma mais meticulosa, projetos que demandam maior comprometimento, seriedade e estruturação. Aqui a fala fica menos expansiva e a mente fica mais focada no que é realmente importante; projetos só são colocados em andamento, se forem realmente possíveis, pois a energia capricorniana não aposta em sonhos e fantasias, pelo contrário, gosta de tudo que é palpável e concreto.

Ao retornar para Capricórnio, Mercúrio volta a encontrar Plutão, este posicionamento nem sempre é fácil, porque torna a mente mais obsessiva e com uma tendência a enxergar tudo e todos com desconfiança. Esta energia é muito poderosa se for direcionada para o campo da investigação, pesquisa e até mesmo em processos terapêuticos. No entanto, se mal utilizada, pode gerar falas ferinas, sarcásticas, provocações e pensamentos desagradáveis que não levam a nada. Vigie a qualidade dos seus pensamentos e preste atenção às negociações, pois este contato pode trazer fraudes e aborrecimentos.

Céu de Domingo: revisões e reconciliações favorecidas

A semana começa com o contato harmonioso da Lua libriana com Mercúrio e com o Sol trazendo flexibilidade e diplomacia nos acordos e nas negociações. Além desse posicionamento, o Sol forma conjunção com Mercúrio, facilitando as comunicações, despertando o gosto pelo conhecimento, facilitando a revisão de assuntos que estavam pendentes e possibilitando um olhar claro sobre situações do passado que andaram meio confusas. Afinal, Mercúrio ainda está em movimento retrógrado, beneficiando as revisões e reconciliações.

Continua após publicidade

Na parte da tarde a Lua se indispõe com Vênus, fazendo com que as necessidades fiquem dissociadas dos prazeres, este contato pode gerar alguns dissabores e frustrações, devido a expectativas elevadas que acabam não se concretizando. Momento ruim para fazer compras, tendência a gastar mais do que deve para suprir vazios, fique de olho nas carências.

À noite a Lua forma aspecto fluido com Saturno, recobrando o equilíbrio, a seriedade e trazendo estabilidade para as relações. Momento interessante para botar a casa em ordem, resolver questões imobiliárias, definir metas, estabelecer limites e para criar bases mais seguras para a sua vida.

Céu de Segunda: perseverança e disciplina

Iniciativas e esforços ficam bem direcionados, as ações têm foco

Logo pela manhã Marte ingressa no signo de Capricórnio, onde está muito bem posicionado. As iniciativas e esforços ficam bem direcionados, as ações têm foco, planejamento e disciplina. Além disso, não importa o tempo que uma tarefa possa exigir, este aspecto faz com que a capacidade de lutar e de perseverar para alcançar um objetivo seja grande. Marte tem a ver com ação e capacidade de lutar pelo que se quer e Capricórnio fala de tempo, paciência, maturidade e obstinação, quando os dois estão vibrando juntos, a capacidade de perseguir metas e de resistir a pressões externas é imensa.

Continua após publicidade

À noite a Lua entra em colisão com Plutão, colocando as relações à prova. Momento em que as dúvidas, desconfianças, acusações e paranoias vem à tona, procure buscar o aspecto apaziguador e conciliador da Lua em Libra, ao invés de se deixar tomar por fantasmas que não ajudam em nada. Utilize a energia plutoniana para fazer uma análise profunda dos seus sentimentos e para eliminar os padrões tóxicos.

A Lua fica fora de curso de 19:09 às 00:57 do dia 25/01, aproveite para se dar um tempo, para colocar a cabeça no lugar e refletir sobre as suas escolhas. Não é hora de tomar grandes decisões, pois a intuição não está afiada neste momento.

Céu de Terça: aceleração e ansiedade

O dia começa com a entrada da Lua em Escorpião, signo que fala dos processos de transformação, de morte e renascimento, de expurgo de tudo que não faz bem para que novos ciclos sejam iniciados. Momento de intensidade, onde as paixões e o desejo de transmutar toma conta, fique atento para não agir de forma radical.

A Lua se entende com Marte e com Júpiter, mas cria tensão com o Sol e Mercúrio, indicando que a visão detalhada, minuciosa das coisas está atrapalhada. Ou seja, que não se tem clareza para enxergar os pequenos trâmites, mas que se tem coragem e energia para se lançar em grandes empreitadas. Diante desse panorama, é interessante que essa energia de audácia e otimismo seja utilizada para que grandes mudanças ocorram. Porém, também é importante que seja feita uma avaliação criteriosa do que precisa sair de cena e do que pode ser mantido. Evite o desejo de queimar etapas, vá com calma e investigue a fundo antes de tomar decisões.

Na parte da tarde, a Lua se desentende com Urano, trazendo aceleração, impaciência e vontade de se livrar de tudo que obstrui, que pressiona e que te impede de se lançar em novas empreitadas. Como se trata de uma oposição, esta energia pode partir de você ou dos seus pares, que transpiram liberdade por todos os poros e que se ressentem diante de qualquer sinal de privação. Preste atenção às decisões que toma neste momento, procure respirar e pensar antes de sair cortando pessoas ou de fechar algumas portas, pois neste momento o que fala alto é o desejo de se livrar do que incomoda o mais rápido possível, mas isso pode trazer arrependimentos futuros.

À noite a Lua se alinha com Vênus acalmando os ânimos, momento interessante para dar uma pausa, fazer programas leves, encontrar com amigos ou com pessoas agradáveis e descontrair. Se o dia foi cheio de contratempos e de aceleração, chegou a hora de se dar um pouco de prazer, procure atividades que melhorem o humor e que te permitam se aproximar de quem você gosta.

Céu de Quarta: mente focada e pragmática

Mercúrio, que ainda permanece em movimento retrógrado, volta ao signo de Capricórnio, deixando a fala mais concisa, a mente fica criteriosa, prática e pragmática. É hora de repensar os projetos e de estruturá-los para que tenham uma boa base e para que possam crescer e se fortalecer com o passar do tempo. Capricórnio é um signo que pensa na durabilidade, no crescimento e na segurança. Aqui tudo é planejado com cautela, paciência e disciplina.

Pela manhã, a Lua entra em atrito com Saturno, trazendo peso, obstrução, muitas responsabilidades e uma sensação de escassez emocional, como se você tivesse que carregar o mundo nas costas sem contar com muito apoio de terceiros. Não é hora de delegar tarefas e sim de organizá-las, agilizando a vida, diminuindo a sobrecarga.

Na parte da tarde a Lua se entende com Netuno, fazendo com que as coisas se desembaracem sem muito esforço. Aqui a fluidez toma conta e tudo vai entrando nos seus devidos lugares de uma hora pra outra. Como a energia se torna mais leve, a necessidade de relaxar e de criar espaço para se conectar consigo mesmo, fica maior. Tire um tempo pra dar uma volta, ouvir música ou até mesmo pra dar uma descansada, momentos de pausa também são importantes.

À noite a Lua forma aspecto harmônico com Plutão, trazendo desejo, intensidade e vontade de viver as paixões. Aproveite essa vibração para sair com quem desperta os seus instintos, para viver novas experiências emocionais ou para fortalecer os seus vínculos.

Céu de Quinta: alegria e exuberância

O dia começa com uma energia de entusiasmo e otimismo

Ao longo da madrugada, a Lua se alinha com Mercúrio, facilitando os diálogos, favorecendo a escrita e trazendo boas ideias. Em seguida, fica fora de curso de 02:27 às 04:34, pedindo pausa e que se tire um tempo para relaxar. Depois entra em Sagitário, aumentando o bom humor e a fé, aqui a vontade de alcançar objetivos grandiosos, de viver de forma mais descontraída e alegre, fica em destaque. O dia começa com uma energia de entusiasmo e otimismo, onde se crê que tudo é possível.

Ao longo do dia, a Lua se choca com Júpiter, seu dispositor, fazendo com que o exagero tome conta. Fique atento aos excessos, procure vibrar na energia divertida e animada que este posicionamento traz. Porém, esteja atento ao que é viável, saiba estabelecer metas e prioridades para não se envolver em várias frentes e depois ficar sobrecarregado.

À noite a Lua e o Sol se entendem, favorecendo os encontros, a vida afetiva e trazendo uma coesão interna. Aproveite esta vibração para fazer programas diferentes, para se divertir junto com o seu par.  Se estiver solteiro, o momento é oportuno para novas aventuras amorosas.

Céu de Sexta: inspiração e seriedade

O dia começa com o encontro harmonioso da Lua com Saturno, que alia o desejo de crescer, expandir e de alcançar metas elevadas, com a necessidade de estruturar, planejar e de construir caminhos sólidos. Aproveite a boa vibração desse encontro para criar bases firmes e promissoras.

Na parte da tarde, a Lua se desentende com Netuno, trazendo altos e baixos, flutuações, desejo de fazer as coisas num ritmo mais lento e sossegado. Cuidado com o que for decidido neste momento, pois existe uma propensão ao pensamento mágico e a todo tipo de fantasia, procure utilizar os encantos de Netuno para se inspirar, mas não navegue desavisado por esses mares, porque podem te iludir com facilidade.

A Lua fica fora de curso de 15:59 até às 06:08 do dia 29/01, hora de dar um tempo pra você, de relaxar, recobrar as forças, para depois seguir em frente. Em seguida, a Lua entra no pragmático signo de Capricórnio, trazendo mais seriedade e pé no chão.

Céu de Sábado: liberdade e prazer

O dia começa com o encontro de Mercúrio com Plutão, fazendo com que a mente fique obsessiva, desconfiada e com que a fala se torne mais irônica e cortante. Aqui é importante vigiar a qualidade dos seus pensamentos, pois os piores cenários são vistos sob esta energia. Além disso, é um momento complicado para as negociações, preste atenção ao que está sendo contratado. Utilize a energia desse aspecto para pesquisas, processos terapêuticos, evite ironias e conversas pesadas.

Vênus volta ao movimento direto, o que favorece as relações amorosas, fazendo com que novas decisões sejam implementadas. Quando Vênus volta ao movimento direto, facilita os lucros, benefícios e todos os negócios que tenham a ver com entretenimento, arte e beleza. É um posicionamento auspicioso para os investimentos.

A Lua entra em Capricórnio e se afina com Marte e Júpiter trazendo garra, força de vontade e o desejo de crescer de forma disciplinada e bem arquitetada. Excelente momento para dar andamento a grandes negócios e para expandir os horizontes. À noite a Lua se entende com Urano, despertando a vontade de viver de forma mais leve, liberada e espontânea. Aproveite essa vibração para marcar encontros com amigos, sair e descontrair, sem ter hora pra voltar, nem protocolos para cumprir. No campo afetivo, é hora de se relacionar com responsabilidade, mas também com liberdade.

Alexandra Maya é formada em Comunicação Social pela FACHA e em Direito pela Cândido Mendes, tem especialização em Direito e Psicanálise. Atualmente se dedica somente à Astrologia, tarot e ao trabalho de cura energética através do Reiki e Mesa Radiônica, além de ministrar aulas de Tarot e de Astrologia.