Chefe precisa de feedback positivo?

Veja como dar um feedback positivo para o seu chefe, sem parecer que você é puxa-saco. Você vai apenas expor com naturalidade a sua real satisfação.    

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Eu considero o meu chefe um profissional competente. No caso, gostaria de saber: chefe também precisa de feedback positivo? E no caso, se eu fizer isso, pode parecer que estou puxando o saco dele? Eu particularmente não suporto quem é puxa-saco. Ou teria uma situação adequada para dar esse tipo de feedback? Obrigada.”    

Chefe precisa de feedback positivo?

Resposta: Em primeiro lugar, vamos extrair dessa situação a posição de liderança dele, que tal?

Vamos pensar no “Sr. X” (seu líder) como uma pessoa, com sentimentos, necessidades, pontos positivos, outros nem tanto…

Ficou mais fácil assim?

Continua após publicidade

Então, já desmistificamos o fato de que ele não mereceria um feedback, pois, ele é um ser humano que certamente ficará muito feliz em saber que está no caminho certo e, tendo em vista que ele é um “chefe competente”, como você cita, deve ter se desenvolvido bastante para liderar dessa maneira.

Como oferecer feedback para o seu líder?

Acredito que, como você o considera um bom profissional, ele deve ser o tipo de pessoa que fornece feedbacks constantes para os seus liderados, certo?

Nesse caso, espere que o seu feedback seja dado e diga: “Sr. X”, agora eu gostaria de lhe dizer algumas coisas, pode ser? E daqui em diante, é contigo falar para ele por quais motivos é agradável trabalhar com uma pessoa com tais características. Faça isso como se estivesse dando um presente para alguém querido.

Continua após publicidade

Se acreditar que há algum ponto de melhoria e se sentir confortável, pode falar também, sem reservas, mas com gentileza.

E como não parecer puxa-saco?

Acredito que se você usar exemplos reais, situações do dia a dia vivenciadas pelos dois – e pelo time, será fácil para ele identificar que não se trata apenas de querer agradar, mas da sua real satisfação com o trabalho e liderança dele.

Use o seu tom de voz e forma de se comportar costumeiros e não se preocupe com o que podem pensar, mas em ser genuína e firmar essa parceria que me parece tão gostosa.

A verdade é que quando começamos a nos preocupar demais com os outros, podemos deixar passar excelentes oportunidades de fazer algo bom. Afinal, duvido que esse líder não precise de um incentivo. E aqui entre nós, as pessoas não precisam nem ficar sabendo que você fez isso.

Quantas vezes eu mesma, estava num dia mais tenso e recebi um depoimento superpositivo e carinhoso de um cliente que mudou meu dia? Sim, também precisamos de incentivos.

Todos precisamos saber que estamos indo bem

Para ficar ainda mais fácil, dá uma olhada nessas dicas:

Saiba a hora certa: caso o seu próximo feedback esteja agendado para um momento distante, você pode aproveitar a pausa para um café, o almoço ou uma situação em que tenha pelo menos 20 minutos para conversar, sem pressa. Entenda, portanto, o momento certo para abordá-lo.

Mostre dados e fatos: leve situações reais que exemplificam a sua fala, contextualize e não deixe passar o momento de sinalizar um comportamento positivo.

Foque nas habilidades que ele tem como líder: para não parecer puxa-saco, mais uma dica é falar sobre como ele se relaciona, lida com os colegas, as áreas, liderados e superiores e até mesmo com momentos de estresse.

Ensaie: pode parecer estranho, mas, por que não anotar e até mesmo gravar a sua fala antes de conversar com ele? Isso te dará mais segurança. Porém, cuidado para não parecer um robô! Falar com o coração também é bom…

Agradeça: é importante mostrar por quais motivos e de que maneira esse comportamento dele agrega à sua performance e dia a dia.

Depois me conta o resultado!

Psicóloga Clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching CRP: 06/74914 https://www.lucianevecchioconsultora.com.br