por Blenda de Oliveira
"Como ajudar minha filha de 23 anos – linda, simpática e inteligente – a tomar consciência de que precisa melhorar em questões de etiqueta à mesa? Minha família nunca deu muito valor a essas coisas, mas tenho lido a respeito e vejo que nos comportamos como ogros, às vezes. Quando falo sobre isso, quase sempre acham que estou com frescura."
Resposta: Sabe ter boa educação à mesa é uma das coisas que mais fala sobre outros hábitos de uma pessoa.
As etiquetas não precisam ser exageradas ou afetadas, mas quando realizadas de uma maneira natural mostram generosidade e atenção ao outro, por isso é uma boa alternativa segui-las e implementá-las.
Três dicas de etiqueta à mesa
1ª) Sua filha só poderá incorporar os bons hábitos se toda a família também participar. Então comece por você e devagar, com paciência vá ensinando e mostrando as vantagens de ter educação no momento das refeições.
2ª) Procure frequentar lugares em que a etiqueta é importante. Aprendemos muito por imitação ou por admiração.
3ª) Você pode começar buscando pôr à mesa e servir a comida de uma forma bonita e bem cuidada. Essa mudança pode ser bem divertida, não precisa querer mudar tudo de uma vez, aos poucos você vai fazendo e eles vão observando.
Claro que eles acham frescura, afinal foi sempre assim, mas logo poderão ver que sentar à mesa para jantar é um momento que pode ser muito agradável!
Boa sorte e boas mudanças!