Como controlar minha ansiedade?

A ansiedade é sentimento normal que pode ocorrer perante expectativas boas ou ruins; saiba quando é preciso procurar ajuda de um psiquiatra ou psicólogo

E-mail enviado por uma leitora:

“Gostaria de saber se é possível controlar ou tratar a ansiedade sem o uso de medicamentos como Rivotril® ou benzodiazepínicos de modo geral como Diazepam, Lorazepam, Alprazolam? Ou isso vai depender do nível dessa ansiedade e de suas causas? Mas… de qualquer modo, quais seriam as formas de controlar a ansiedade sem uso de medicação? Distrair a mente com alguma coisa que desvie o foco do objeto gerador de ansiedade seria uma boa solução? Ficarei superagradecida se puderem me esclarecer essas dúvidas.”

Resposta: A ansiedade é um sentimento natural e normal perante certas situações de expectativas (boas ou ruins) que a vida nos oferece.

Continua após publicidade

Quando não há motivo aparente, ou esse sentimento é muito forte, (às vezes, dando até aperto no peito) é que devemos ficar alertas. Assim, se esse sentimento se tornar insuportável e chegar a incapacitar a pessoa para suas atividades do cotidiano, o caminho é procurar ajuda adequada, como um psiquiatra ou psicólogo!

Pode até ser que o motivo dessa ansiedade seja inconsciente e não consigamos naturalmente acessá-lo, mas ele está lá, escondidinho, incomodando.

Se isso for frequente, uma boa psicoterapia pode ajudar e melhorar em muito.

Mas, não é só a terapia que ajuda: praticar esportes, meditação, passeios ao ar livre!

De qualquer forma, qualquer atividade que ocupe nossa mente e nosso corpo pode ajudar a baixar ou controlar a ansiedade.

Continua após publicidade

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor