Veja dicas de pronto-socorro da beleza para você poder recuperar a sua saúde e a boa aparência nesses dias tão quentes de verão
Para quem se excede na atividade física
O primeiro grupo que vai precisar do socorro é o pessoal que quer emagrecer a qualquer custo. Se você faz parte desse grupo, provavelmente, salta refeições, não se alonga antes e muito menos depois da atividade física. Enfim, se esquece totalmente dos cuidados rotineiros com o corpo. Então, é hora de super-hidratação, de dentro pra fora!
Faça uma limpeza geral no organismo. Tome sucos de frutas diuréticas, como abacaxi, melancia ou melão o dia todo. Vale incrementar com folhas de hortelã, capim-limão ou manjericão. Essa mistura vai dar uma equilibrada no teor de água natural do seu corpo e trazer você de volta para o batente, com muito mais energia.
Para quem se tosta demais no sol
Quem vai para praia ou piscina e toma muito sol durante o verão todo. Isso significa que a carga de radiação solar será muito mais intensa do que seu corpo pode aguentar, mesmo adotando o filtro solar adequado. Então, é dia de super-hidratação de fora pra dentro!
O bom é fazer um ritual simples de Spa em casa. Para o rosto, faça uma pasta com ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos misturada a 2 colheres (sopa) de iogurte natural integral. Massageie a pele delicadamente, evitando a área ao redor dos olhos e deixe a mistura agir por 30 minutos. Lave com água em temperatura ambiente e capriche no hidratante para seu tipo de pele. Se quiser usar uma máscara facial produzida industrialmente, busque na formulação ingredientes como alfabisabolol, aminoácidos de aveia e pantenol.
Para quem pilota o controle remoto da TV
Se você assiste em casa a todas as séries, também está fora do prumo! Permanecer muitas horas na mesma posição, sem se movimentar o suficiente, faz acumular muita energia na forma de gordura. A hora é de se mexer e gastar esse “crédito” armazenado no corpo.
Comece o dia dando uma espreguiçada bem gostosa, ainda na cama. Estique cada perna, braços e pescoço, em movimentos lentos e progressivos, exatamente como fazem os gatos. Levante e vire a cabeça lentamente para os lados, depois para cima e para baixo. Alongue a panturrilha (‘batata’ da perna), virando a ponta dos pés para cima.
Depois de um café da manhã leve, calce um bom tênis e dê uma caminhada vigorosa de uns 40 minutos. Essa atividade pode ser umas quatro vezes por semana, mas comece devagar. Mas mais adiante, aproveite para forçar cada movimento. Estique o passo. Force o balanço dos braços. Inspire pelo nariz e expire pela boca.
O ideal seria ter a orientação de um profissional de Educação Física. E lembre-se sempre de estar com sua máscara bem colocada para proteger boca e nariz. E não se esqueça do álcool em gel.