por Milena Liste
"Sempre que faço caminhada começo a me sentir cansada. Já me disseram que quem tem problemas de coração tem que fazer caminhada é verdade?"
Resposta: Ao se engajar em qualquer programa de condicionamento físico, se a pessoa for sedentária, ou fez atividades físicas e parou por um tempo, é muito comum ficar cansada, dolorida, ter câimbras, formigamentos, "queimação" no peito, palpitação dos batimentos cardíacos no início da prática de caminhada.
Masé amplamente divulgado pela mídia e, por força de legislação estadual paulista e municipal da cidade de São Paulo, a apresentação de um atestado médico, com uma avaliação clínica realizada por um médico. Exames complementares sempre serão bem-vindos, tais como ECG (eletrocardiograma) de repouso, teste de esforço, hemograma e uma avaliação física (não obrigatória por lei) realizada por um profissional de educação física. Essas medidas são para a própria segurança da saúde do indivíduo.
Se você já foi assistida por um médico e ele não detectou nada, o cansaço, ao iniciar uma caminhada, é normal.
Como iniciar caminhada:
– Vestimenta correta como roupa confortável, tecido que proteja corretamente do frio ou calor, que não seja apertada;
– Calçado esportivo adequado (veja aqui);
– Boa hidratação e você alimentada são premissas básicas para o início da caminhada;
– Todo início deve ser lento, sem subidas, tempo máximo de 30 minutos;
– A cada semana, pode sim aumentar o tempo, uns 5 minutos por semana, percurso mais íngreme, por exemplo.
Todas as pessoas devem realizar exercício aeróbico como caminhada, corrida, andar de bicicleta, nadar, remar, aulas de jump, step etc. O trabalho aeróbico faz com que as artérias coronárias e veias (no coração) fiquem mais elásticas, resistentes e, além disso, melhoram as concentrações de glicose, colesterol, triglicérides da composição do sangue corporal. O que varia, em casos de pessoas portadoras de diabetes, hipertensão e cardiopatia, são as intensidades de esforço que deverá ser feito o exercício. Nestas patologias citadas, a intensidade do esforço no exercício deve ser de moderado a fraco.
Portanto, se você é cardiopata, você deve sim caminhar, porém numa intensidade moderada a fraca, de preferência no plano, pois me terrenos com muitas subidas, sua freuqencia cardíaca poderá subitamente acelerar, o que não é conveniente.
Boas caminhadas.