Para você poder economizar, é necessário que sua lista de compra semanal de alimentos e o cardápio estejam preparados antes de ir ao mercado ou feira; entenda
Já pensou como a alimentação saudável depende de organização?
Já é metade do processo ter na sua casa as frutas, legumes e verduras da semana. Então, “perder” um tempinho no final de semana para programar as compras e preparações da semana, enfim… será um ganho e tanto.
Tanto a lista de compras como o cardápio podem trazer economia, pois com a compra estando programada, evita-se desperdício ou gastos desnecessários. Por isso, pense em quantas pessoas moram na sua casa e separe as frutas por unidades para facilitar, sendo pelo menos duas por dia, os legumes e verduras podem ser pensados de acordo com os pratos, girando em torno de dois legumes e uma folha verde refogada (espinafre, couve, bertalha…) ou salada verde por prato.
E a proteína é outro ponto importante, separe durante a semana, e se possível, deixe uma ou duas refeições com proteínas vegetais, como feijões em geral, grão-de-bico, ervilha. E em relação à proteína animal, é importante ser variada. Todos nós temos preferências, mas é fundamental alternar opções a cada dia: frango, peixe, carne vermelha, ovos. O peixe geralmente é o menos consumido e deve entrar no cardápio ao menos uma vez na semana. Essas proteínas devem ser preparadas da seguinte forma: grelhadas, assadas ou cozidas, evitando a fritura.
Não se esqueça de reservar ao menos um dia na semana para comer um prato vegetariano.
E, como disse no post anterior, aprecie um prato completo que deve ser apreciado com calma. Isso faz bem para o organismo.
Então, pegue um pedaço de papel e comece a fazer seu cardápio e lista para a semana.
Até a próxima!