Para educar um filho: um dos conceitos mais importantes da AT (Análise Transacional) é o da formação de um enredo de vida na primeira infância.
Através das experiências vividas pela criança até os 10 anos, influências de sua educação e suas próprias decisões, ela adquire padrões de comportamentos que passam a atuar automaticamente.
Ao longo de sua vida, estes condicionamentos passam a incomodá-la trazendo conflitos entre seu consciente e as reações emocionais.
Como educar um filho
Neste cenário, fica evidente a relevância dos nossos pais no processo, mas também a responsabilidade de cada um de nós, em nos conscientizarmos desse enredo para podermos transformar o que não nos deixa felizes.
Nosso ego parental se forma a partir do exemplo de quem nos cuida. Mesmo não aprovando sua maneira de ser, tendemos a repetir esses modelos, ao exercer a função de pai ou mãe. Seja quando cuido de minha própria criança, seja quando ajo com outra pessoa.
Em qualquer processo terapêutico, precisamos fazer uma avaliação consciente do conteúdo desse ego, para que ele se alinhe com nossos valores e objetivos atuais. Quanto mais conseguirmos transformá-lo em Protetor, mais facilidade teremos em mudar nosso enredo e trazer conforto à nossa criança interior.
Além disso, ao nos tornarmos pais e mães biológicos, teremos mais informações e maior sensibilidade para passar mensagens positivas para nossos filhos. Conhecer e transformar a si mesmo é a chave para uma das tarefas mais importantes e complexas do ser humano: educar de forma saudável.