Como encontrar a paz interior?

Paz interior: veja neste post sábios conselhos para você poder encontrá-la. Aprenda a fazer a respiração e o mantra que acalmam.

É uma grande conquista tornar-se perseverante nesse mundo transitório onde todas as coisas mudam e muitos acontecimentos se formam e se dissolvem. Importante estar preparado e encontrar esse centro de força e estabilidade dentro de si mesmo. Desenvolver essa determinação verdadeira que lhe torna capaz de resistir às pressões e flutuações do mundo e da mente.

Como encontrar a paz interior: apoie-se no seu Ser interno com perseverança

A perseverança é o pilar interior que nos ajuda a superar as dificuldades e descobrir uma montanha de coragem dentro de nós mesmos para superar os momentos críticos da vida.

Todas as coisas no mundo são impermanentes. Tudo se modifica. Com o passar do tempo, nós envelhecemos e nosso corpo se transforma. Isso é inevitável. Contudo, a realização interior, o equilíbrio, a maturidade espiritual são fortalecidas com o tempo e com as práticas do Yoga, como a meditação, repetição mental dos mantras e da respiração consciente e calma.

Continua após publicidade

A escritura indiana Sama Veda diz:

“Ó corajoso, que se esforça em busca da vida expansiva, siga avante, enfrente a oposição, supere os obstáculos. Sua força interior é incontestável. Você, certamente, alcançará a prosperidade. Destrua a ignorância com a sua força. Tenha o domínio sobre todas as suas ações”.

É necessário estar determinado a dissolver os padrões mentais negativos e superá-los. Continuar com persistência em busca dos tesouros interiores como alegria pura, paciência, felicidade interior.

Seja amigo da sua mente: encontre um espaço de paz em seu interior

Torne-se mestre de seus sentidos, faça amizade com sua mente e encontre um espaço de paz em seu interior através da prática regular da meditação.

Como nos ensina o Yoga: “Meditação é o caminho para se tornar consciente de sua coragem. Essa coragem provém do seu interior. Não é uma experiência efêmera, como ganhar uma corrida ou realizar alguma proeza fora do comum. A coragem está sempre com você. Você pode descobri-la por si mesmo. Isso acontece principalmente quando você se dá conta de sua própria pureza interior, quando está em contato com o seu Ser interior. A meditação torna possível essa conscientização. Ela não só o possibilita perceber a força dentro de você como também faz com que a sua coragem interior permeei o teor de sua vida cotidiana”.

Vamos meditar

Meditar é fácil e vai te ajudar muito a se sentir sereno(a)

Vamos praticar uma fácil meditação, que vai lhe ajudar muito a se sentir sereno e com motivação de praticar.
O Yoga tem vários passos e um deles é o Pranayama, exercício respiratório para acalmar a mente. A mente divaga, pensa e duvida o tempo todo, e através da respiração, a mente vai se aquietando.

Medite com esse pranayama e mantra em quatro partes:

Sente-se em uma cadeira, com os pés paralelos, coluna bem alinhada, apoiando-se sobre os ossos dos quadris. Ombros abertos e relaxados. Mãos para baixo apoiadas nos joelhos. Relaxe seu rosto, solte os maxilares, relaxe sua testa e feche seus olhos. Observe a sua respiração. Perceba quando inspira e quando expira. Faça três respirações longas e tranquilas. Depois, deixe o ritmo da respiração retornar ao ritmo normal.

Continua após publicidade

Primeira parte

Sem forçar a respiração, respire pelo nariz, contando mentalmente em quatro tempos, expire lentamente contando quatro tempos. Faça isso algumas vezes. Sem pressa, lentamente, observando o ar entrando e saindo.

Segunda parte

Inspire lentamente contando mentalmente quatro tempos, deixe os pulmões cheios, contando dois tempos, expire lentamente contando quatro tempos, deixe os pulmões vazios, contando dois tempos. Pratique isso com atenção, por alguns instantes. Se perceber que se distraiu, volte ao pranayama.

Terceira parte

Inspire contando quatro tempos, e com os pulmões cheios, mentalize o mantra Om Namah Shivaya, (que significa Eu honro Deus que habita em mim), expire contando em quatro tempos lentamente e com pulmões vazios, repita mentalmente Om Namah Shivaya. Novamente, pratique observando o que está fazendo por alguns minutos.

Continua após publicidade

Quarta parte

Shiva: Deus hindu que dissolve as ilusões, ou seja, as percepções erradas da mente acerca da realidade

Ao inspirar, repita mentalmente o mantra Om Namah Shivaya, ao expirar, repita mentalmente o mantra. Respire naturalmente, apenas observando a entrada e saída do ar. Pratique calmamente, sentindo-se confortável por quantos minutos quiser.

Om Namah Shivaya é um mantra redentor que tem um grande poder de acalmar a mente, e assim, com a prática você pode mergulhar para níveis tranquilos e sentir a paz do Ser interior.

É natural a mente se dispersar e surgirem pensamentos. Portanto, nem tente parar sua mente. Observe seus pensamentos indo e vindo. E, quando perceber que se dispersou, retorne para a respiração e para o mantra.
Você pode fazer por 15 minutos ou vinte minutos essa meditação em quatro partes. Pratique com perseverança, diariamente, e terá resultados muito bons. Os frutos da meditação são a serenidade da mente, controle sobre os sentidos, coragem e força interna.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.