Como ensinar responsabilidade ao meu filho sem assustá-lo?

Veja neste post exemplos práticos para desenvolver o senso de responsabilidade dos seus filhos por faixa etária

E-mail enviado por um leitor:

“Cada vez mais e mais… não só por esta era hiperdigitalizada em que vivemos, pela competição em tudo, pelas solicitações do dia a dia e agora, com essa pandemia, a responsabilidade pela vida ou pelo simples ato de viver se torna cada vez mais assustadora. Eu como pai, como posso ensinar aos meus filhos, ainda crianças inocentes, como ter senso de responsabilidade sem assustá-los.”

Resposta: A sua preocupação é a mesma de muitos pais. Nunca é muito cedo para ensinar responsabilidade aos filhos.

Continua após publicidade

Ao contrário, a responsabilidade começa desde muito cedo. Dentro dos limites de idade e desenvolvimento de cada criança.

Exemplos para desenvolver senso de responsabilidade com naturalidade

  • de 2 a 4 anos: a criança pode guardar os próprios brinquedos, separar as roupas depois de lavadas para guardar, tentar guardar as próprias roupas;
  • de 5 a 7 anos: separar o lixo reciclável, molhar as plantas, ajudar com o animal de estimação, fazer a própria cama e arrumar a própria mochila.

Veja como podemos começar cedo com pequenas tarefas. Depois quando chegar a pré-adolescência e a adolescência, eles já se sentirão mais responsáveis.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.