Como ficar em paz na sua vida diária

Descubra como ficar em paz com uma mente serena: se conectar à simplicidade e à gratidão são atitudes poderosas

Ao acordar, agradeça a vida, o dia, a tudo e a todos. Sorria para o espelho e sinta que terá um dia feliz. Alimente a paz de sua alma, encantando-se com o belo. Admire a beleza das flores, de cada amanhecer e do pôr do sol. Encante-se com a natureza tão grandiosa, com o mar, os rios, cachoeiras, montanhas, vales e as paisagens tão deslumbrantes nesse planeta.

Encantar-se é enxergar a luz que existe dentro de você e no mundo. Abra seu coração para o amor incondicional. Comece amando-se muito, com aceitação e respeito, procurando sempre evoluir um pouco cada dia mais, com paciência e persistência.

Como disse Gandhi: “Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam… Enfim, o mundo fica de bem com você. O mundo exterior reflete o universo interior”.

Como diz um provérbio indiano: “O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda a diferença, a vida muda quando você muda”.

Continua após publicidade

Se conectar ao que é simples traz paz

Encontre encanto nas coisas simples da vida. Deixe que o sorriso de uma criança alegre seu coração. Brinque com seus filhos, sobrinhos e netos. Dê boas risadas. Cultive a alegria fazendo tudo com boa vontade e focado no momento presente.

Tenha a sabedoria de aceitar os outros como são. Ao invés de tentar mudá-los, tenha a disposição de mudar suas próprias falhas. Seu dever é mudar a si mesmo para melhor. Com seu exemplo, você pode ajudar aos outros a melhorarem também, Mas, não adianta ficar dando sermões ou impondo sua autoridade e vontade. Isso somente cria briga dos egos e conflitos.

O Yogue Sri Ravi Shankar disse: “A sua mente fica perturbada pensando nas imperfeições dos outros. Deixe as imperfeições dos outros apenas para eles, deixe que eles cuidem disso. Cuide da sua própria mente. Cuide de suas próprias imperfeições e isto é o bastante”.

Adquirir a independência interior é a chave para encontrar a paz

A maior liberdade é ser livre da nossa própria mente. Como nos ensina o Yoga, a maior prisão não é feita de grades, mas de lembranças negativas… Portanto, liberte-se! Lembre-se que somente você pode escolher o que pensar e sentir.

Pergunte-se e a você mesmo:

– Você controla sua mente ou é controlado por ela?

– Você guarda mágoas que envenenam sua mente?

– Você se acha fraco se perdoar alguém? Ou você entende que somente os fortes sabem perdoar?

– Você reclama de tudo? E, nunca se sente satisfeito com a sua vida? Você se acha vítima das circunstâncias? Ou tem a compreensão que nada é por acaso, que tem o que precisa para evoluir?

Compreenda que o perdão liberta tanto você como a outra pessoa. A melhor maneira de perdoar, de se libertar, é desejar, verdadeiramente, que o outro seja feliz. Não precisa conviver com ele, se não for necessário, apenas emane vibrações de Luz do perdão que chegarão até essa pessoa, e voltarão para você também.

Oração do perdão

Ore: “Eu lhe perdoo. Você me perdoa. Eu e você somos uma só pessoa perante Deus. Oro sinceramente pela sua felicidade”. Repita mentalmente essa oração, muitas vezes ao dia, e quando surgir os pensamentos e sentimentos de ressentimento e raiva, imediatamente, não os alimente. Neutralize-os com essa oração.

Ao fazer isso, você terá a vivência de que a Oração do Perdão é um instrumento de cura e libertação. Mesmo que sinta que não perdoou, ore, pois essa oração funciona mesmo. Ore com esse entendimento de que somente a Luz tem poder e que o mesmo Deus que habita em você habita nos outros também.

Continua após publicidade

Sentir gratidão: uma porta para a paz

Felicidade não é ausência de problemas, mas a habilidade de lidar com eles e superá-los. Quem é feliz não tem o melhor de tudo, mas torna tudo melhor com o sentimento de gratidão. O hábito de agradecer tem o poder de curar as dores da alma, como tristeza, depressão, angústia, raiva, ansiedade e medos.

Para ter paz mental, em vez de reclamar ou lamentar o que não tem, agradeça a tudo o que possui, a todas as coisas, pessoas e acontecimentos. Ao agradecer você se sente mais satisfeito e contente. Agradeça a você mesmo, reconhecendo seu próprio valor e assim, aumente sua autoconfiança e alegria de viver.
Troque cada pensamento negativo por um pensamento de gratidão

Pare de pensar no que pode dar errado, comece a pensar no que pode dar certo. Cultive esse hábito de observar seus pensamentos e agradecer mais e mais. E, sinta, em pouco tempo, a diferença em seu humor, em sua disposição, em sua saúde física, mental, emocional e também em seus relacionamentos, pois você passa a irradiar harmonia e luz interior.

A sabedoria não está em não falhar ou sofrer, mas amadurecer com nossos erros e desenvolver compaixão com nosso sofrimento para compreender a dor dos outros. Faça brilhar o seu coração, canalizando bons sentimentos e positividade em seus pensamentos e sentimentos.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.

Continua após publicidade