Como garantir ao meu filho um bom aprendizado

7 dicas para garantir o bom aprendizado mental e sentimental do seu filho

E-mail enviado por um leitor:

“O que teria que basicamente proporcionar ao meu filho para garantir a ele um bom aprendizado tanto no aspecto mental como sentimental? Ele tem 4 anos.”

Resposta: Você está certo, não existe uma boa aprendizagem sem um bom desenvolvimento emocional. Até há alguns anos atrás, o desenvolvimento cognitivo era considerado o mais importante. Hoje sabemos que os dois caminham juntos.

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O desenvolvimento das habilidades socioemocionais ocorre desde que a criança nasce. Ele ocorre no dia a dia com a convivência com o meio ambiente, que primeiro é a família, e depois vai se abrindo para a escola.

Na idade de 4 anos, o seu filho já deve ter a convivência na escola. Mas com essa pandemia, ele não deve ter essa convivência.

7 dicas para garantir um bom aprendizado ao seu filho:

Em casa, você pode ajudar formando um vínculo com o seu filho e orientando-o em atividades que ele poderá fazer sozinho, como por exemplo, começar a guardar a própria roupa, tomar banho com menos ajuda ou montar um quebra-cabeças sozinho. Dessa forma, vocês estabelecem uma troca. Essa troca também são as conversas informais para poder conhecer melhor o seu filho.

Lembre-se que você é o exemplo do seu filho. Como você conversa e trata as pessoas, vai dizer ao seu filho como ele deve tratar os outros.

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Como você lida com a frustração, vai mostrar ao seu filho como lidar. Aqui, falo em frustração no sentido de DEIXAR seu filho errar sozinho. Ou seja, se o seu filho tiver uma frustração, tente ajudá-lo a resolver e superar. Não resolva por ele. Mas nada nesse território, nada é rígido, se considerar necessário, você pode ajudar ou mesmo refazer.

Mostre que você erra e que todos nós cometemos erros e podemos procurar consertar.

Seja um bom ouvido e sem julgar.

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Mostre como lidar com o dinheiro.

Não queira ser perfeito. Basta ser humano e estar ao lado do seu filho.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.